Presidente relata missão à Europa e viagem a Brasília

Por ACI: 23/10/2023

Realizada na última quinta-feira, 19, sob a coordenação do presidente Diogo Leuck, que reassumiu o cargo após viagem a Brasília, a reunião mensal do Conselho Deliberativo da ACI analisou os indicadores da entidade, como o número atual de associados, que é de 1.085, e o desempenho financeiro em 2023.

O encontro também destacou a comemoração dos 103 anos de fundação, no dia 18, e a cerimônia de diplomação da nova diretoria para o biênio 2024-2025, que ocorre no próximo dia 25. O presidente eleito, Robinson Oscar Klein, os vice-presidentes e os membros do Conselho fiscal serão diplomados no Centro de Eventos do Swan Tower Novo Hamburgo, das 11h às 14h. A programação também prevê palestra do empresário William Ling, presidente do Conselho de Administração da Évora S.A., com o tema Educação: o elo perdido no processo civilizatório brasileiro.

Outros temas apresentados foram relato da missão à Europa e da participação em audiência pública em Brasília, nos dias 17 e 18, que debateu o auxílio às empresas atingidas pelas enchentes no Vale do Taquari e resultou em medidas efetivas por parte do Ministério do Trabalho, como a suspensão por quatro meses do recolhimento do FGTS pelas empresas.

O presidente também informou sobre o apoio da ACI à campanha de doação de cestas natalinas para famílias em vulnerabilidade social de Novo Hamburgo, a veiculação de uma página quinzenal com informações para empresas em jornais diários do Grupo Sinos, a participação no Programação Estação Hamburgo, da Vale TV, no próximo dia 24, e a presença no jantar da Apae Novo Hamburgo, em 07 de dezembro.

Mostratec, Piseg e ações

A vice-presidente de educação e cultura, Cristine Schneider da Rocha, informou sobre a participação da ACI na Mostratec 2023 – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre em Novo Hamburgo de 23 a 27 deste mês. A entidade integra a cerimônia de abertura e também a entrega do Prêmio Ser Educação

O diretor Leandro Villela explicou o funcionamento do Programação de Reaparelhamento da Segurança Pública do RS (Piseg) e destacou a importância de as empresas destinarem até 5% do ICMS devido para projetos de aquisição e viaturas, equipamentos e EPIs para os órgãos de segurança pública. E também informou sobre as novas ações coletivas que a ACI encaminhou à justiça em benefício dos associados.