Presidente destaca pleitos e ações recentes da ACI

Por ACI: 23/02/2024

A apresentação de indicadores globais da entidade, pleitos e ações recentes e atividades das vice-presidências foram os destaques da reunião mensal do Conselho Deliberativo (Consed) da ACI nesta quinta-feira, 22, coordenada pelo presidente Robinson Klein. Um dos principais indicadores mostra que o número de associados já é superior a 1.100 empresas, resultado das estratégias de captação e manutenção colocadas em prática desde janeiro.

Klein também destacou o lançamento da Carta de Osório, pela Federasul. No documento, as entidades empresariais emitem posicionamento a favor da manutenção da desoneração da folha de pagamento de 64 setores produtivos, entre eles o calçadista, e contrário à retirada de incentivos fiscais por parte do Governo do Estado. Este último assunto será objeto de reunião de entidades com representantes do executivo estadual, na próxima semana.

Rotativo digital e Consepro

Na semana passada, a ACI encaminhou correspondência à prefeita Fátima Daudt propondo o aumento de três para quatro horas do tempo de permanência de veículos em vagas da área verde do estacionamento Rotativo Digital de Novo Hamburgo. O diretor Leandro Villela Cezimbra reuniu-se com a prefeita para reiterar a importância da mudança e é esperada uma resposta positiva em breve. Em outra frente relacionada ao município, a entidade vem sediando as reuniões da gestão 2024-2025 do Conselho Comunitário Pró-segurança pública (Consepro-NH), presidido pelo ex-vice-presidente de Serviços Daniel Antônio de Campos, no qual é representada por Leandro Villela Cezimbra.

Assuntos das vice-presidências

A vice-presidente de Educação e Cultura, Cristine Schneider da Rocha, citou a participação na abertura do ano letivo de Dois Irmãos, no dia 21, e a repercussão positiva da reunião aberta promovida pelo Comitê em janeiro.

O vice-presidente de Economia, André Momberger, convidou os demais participantes a conhecerem e aportarem recursos no grupo de investimentos da ACI e da Ventiur Aceleradora em startups. O modelo consolidado fomenta a inovação aberta e oportuniza ganhos financeiros ao investidores.

O vice-presidente de Inovação e Tecnologia, Giuliano Hoffmann, destacou a abertura de edital, pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, para participação de empresas-âncora na segunda fase de implementação do Startup Lab na Região Metropolitana e Litoral Norte. O programa busca conectar empresas e startups, fomentando a inovação e o desenvolvimento econômico local. Podem participar empresas de qualquer segmento que tenham desafios/gargalos e startups que tenham soluções. Também convidou para o evento Economia & Negócios, no dia 19 de março.

A vice-presidente de Micro e Pequena Empresa, Rosane Machado, destacou a necessidade de aproximação com a Sala do Empreendedor dos municípios em que a ACI atua e convidou para participação na edição inaugural de 2024 da Confraria dos Pequenos Negócios, no dia 11 de março, no Mais Pastel, em Novo Hamburgo.

Maria Cristina Bohnenberger, vice-presidente de Governança e Planejamento, lembrou a necessidade de definição dos projetos e ações das vice-presidência para a próxima reunião de planejamento estratégico, que ocorrerá dia 18 de abril. Maicon Schaab, vice-presidente de infraestrutura, destacou participação no Conselho Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte Público, que debate o novo sistema de transporte público que será implantado em abril.

Livro da ACI

O ex-presidente Diogo Leuck informou que encontra-se em fase de revisão o Livro da ACI, que é a reedição do livro dos 90 anos e inclui os últimos 12 anos da história da entidade (2010-2022). Diversas empresas já aportaram recursos para a obra, sendo que outras ainda poderão fazê-lo através da Lei de Incentivo à Cultura. O objetivo é imprimir 3 mil exemplares da obra.