Empresas podem destinar recursos para Livro da ACI

Por ACI: 15/03/2024

Avança positivamente a captação de recursos, através da Lei Rouanet, para a reedição do livro dos 90 anos da ACI, que incluirá os últimos 12 anos da história da entidade (2010-2022). Diversas empresas já confirmaram o aporte recursos à publicação, e outras ainda poderão fazê-lo através da Lei de Incentivo à Cultura. O objetivo é imprimir 3 mil exemplares da obra, que encontra-se em fase final de revisão.

O tema foi um dos destaques da reunião mensal do Conselho Deliberativo (Consed) da ACI nesta sexta-feira, 15, coordenada pelo presidente Robinson Klein e integrada pelos vice-presidentes. O encontro mensal também teve apresentação dos principais indicadores de janeiro e fevereiro (como o aumento do número de associados, que já é de 1.100 empresas) e dos próximos eventos.

Pleitos e ações

Em sintonia com um dos seus pilares, representatividade, a ACI teve atuação em diversos pleitos e ações nas últimas semanas. Conforme o diretor Leandro Cezimbra, a interlocução junto à Casa Civil do Rio Grande do Sul para a volta dos incentivos fiscais a setores produtivos, especialmente ao calçadista, que foram cortados por decretos do governador Eduardo Leite, deve ter desdobramento positivo. Também endossou pleito para duplicação da BR-116 entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul entregue por entidades empresariais ao Presidente Lula, em sua estada no RS.

O ex-presidente Diogo Leuck destacou os efeitos da visita de diretores do Banco BNI Europa ao Vale do Sinos esta semana. Os executivos visitaram empresas e o Museu Nacional do Calçado, participaram de apresentação da Camerata de Ivoti na Fundação Scheffel, estiveram na Fimec e apresentaram na ACI os programas através dos quais a instituição, com sede em Lisboa, pode auxiliar empresas brasileiras a investirem em Portugal e outros países europeus.

O presidente Robinson Klein, que recebeu os diretores do BNI na ACI e em sua empresa (Cigam Software Corporativo), enfatizou que um programa de incentivos do governo português disponibilizará € 23 bilhões em dois anos para investimentos em Portugal, dos quais até 70% a fundo perdido (não reembolsáveis).

Encantados com o que viram, os portugueses convidaram o MNC a auxiliar na montagem de um museu do calçado em Portugal e o curador da Fundação Scheffel para uma palestra na segunda quinzena de julho.

Assuntos das vice-presidências

Maria Cristina Bohnenberger, vice-presidente de Governança e Planejamento, informou que estão abertas as inscrições para o GDE Avançado, curso de gestão que terá início em 29 de maio, com 20 participantes, e para a Imersão Governança Corporativa e Gestão de Pessoas, que será realizada nos dias 26 e 27 abril, no Hotel Villa Michelon, em Bento Gonçalves.

Cristine Schneider da Rocha, vice-presidente de Educação e Cultura, disse que serão definidas novidades para o projeto Fimec Cultural 2025. A edição deste ano, durante a Fimec, teve como ponto alto a apresentação da Camerata de Ivoti na Fundação Scheffel, à qual estiveram presentes 187 pessoas.

Mediação

O ex-presidente Flávio Fischer informou que concluiu a formação de mediador judicial e, assim, o Tabelionato Fischer, de Novo Hamburgo, passa a contar com dois profissionais para mediação de conflitos.