Eventos têm avaliação positiva de participantes

Por ACI: 14/11/2023

O Comitê de Governança e Sustentabilidade realizou nesta terça-feira, 14, a reunião mensal de novembro, coordenada pela vice-presidente Maria Cristina Bohnenberger. Os integrantes destacaram a avaliação positiva da visita técnica à AGCO, em Canoas, no dia 26 de outubro, e do Happy Hour, no último dia 08. O acesso a informações sobre Indústria 4.0 e os impactos da inovação na qualidade das empresas, respectivamente, receberam elogios dos participantes.

Na sequência, o integrante Miguel Vieira relatou sua participação na Jornada Técnica do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) à Inglaterra, juntamente com 60 conselheiros de empresas e outros acompanhantes, em outubro.

“Foi uma rica oportunidade para relevante troca de ideias e experiências a respeito de boas práticas de governança corporativa, empresas familiares, inovação, mercado de capitais, mudanças climáticas, conselhos de administração, práticas de ESG e temas de interesse da gestão para assegurar maior longevidade para as organizações”, disse Miguel.

Conforme ele, a inovação e, em especial, a inteligência artificial é uma agenda relevante para os conselhos frente à rápida e disruptiva transformação digital das organizações. A valorização do legado dos fundadores das empresas familiares também foi um tema central para a preparação dos herdeiros e sucessores das empresas. Os familiares devem ser preparados para serem bons acionistas, independentemente de trabalharem ou não no negócio familiar.

GDE

Maria Cristina Bohnenberger destacou o encerramento de mais uma edição do curso Gestão e Desenvolvimento para Excelência (GDE) com resultados positivos e a preparação de uma versão avançada para 2024, esta com instrutores, ementa e estrutura já definidos. Uma reunião com os instrutores ocorrerá no final do mês para definição de aspectos relacionados aos diferentes módulos.

Visitas técnicas

Outro tema da reunião mensal foi a programação de visitas técnicas a empresas em 2024. O objetivo é realizar pelo menos seis atividades do gênero no próximo ano, em datas e a empresas que ainda serão definidas. No próximo ano, já com nova denominação – Comitê de Governança e Planejamento -, o comitê será responsável por auxiliar no planejamento das atividades dos demais órgãos que integram a estrutura da ACI.