Diretora apresenta nova fase de Máquinas Moura

Por ACI: 12/09/2023

Coordenada pela vice-presidente Maria Cristina Bohnenberger, a reunião mensal do Comitê e Governança e Sustentabilidade, nesta terça-feira, 12, teve como destaque a apresentação de Graziela Moura, diretora de Máquinas Moura, sobre a importância do curso Gestão e Desenvolvimento para a Excelência (GDE), do qual participou em 2022, para a gestão da empresa.

Com o tema Gestão de processos em empresa familiar na segunda geração, Graziela relatou os desafios de administrar a empresa - sucessora da Promec, que encerrou as atividades em 2015 - desde janeiro de 2016, como o falecimento do irmão sócio em 2017 e do pai, em maio de 2022.

Com medidas como a redistribuição das funções, o início da instituição de processos e máquinas padronizados, melhora no processo de orçamentação e organização do setor financeiro, entre outras, a Máquina Moura obteve aumento nas vendas do 2º semestre de 2022, além de ter registrado diminuição do retrabalho com correção e padronização de desenhos, agilidade na orçamentação, descentralização de atividades que atrasavam e instituição de um novo modelo de liderança, com mais autonomia e participação aos funcionários

Com o apoio de professores do GDE e do próprio presidente da ACI, Graziela modificou o modo de trabalhar e o foco da empresa, deixando de fabricar máquinas novas para focar em serviços. A Máquinas Moura Service atua agora nas áreas de assistência técnica, reforma de máquinas, conserto de peças e revenda de peças.

Modificações para nova gestão

Com vistas ao ano de 2024, a gestora vem apostando na terceirização de processos e nomeou um supervisora geral. Além disso, desligou funcionários antigos com dificuldade em adaptação e sem demanda para o momento atua, fez parceria com engenheiro mecânico de para realização de visitas e orçamentação em clientes com foco em segurança, diminuiu encargos empregatícios e os custos, mudou a empresa para o prédio principal e promoveu modificações internas de layout.

Também está remodelando o site e as postagens em mídias sociais, buscando clientes novos, remodelando processos de trabalho conhecidos pelos clientes antigos e criando uma nova identidade visual. “É o fim de uma antiga liderança e início de uma nova nova empresa”, disse Graziela.

Outros assuntos

Outros assuntos tratados durante a reunião mensal foram indicações de temas para o GDE Avançado, que ocorrerá em 2024, as visitas técnicas à AGCO, em Canoas, no dia 26 de outubro, e à Randon, em Caxias do Sul, no dia 30 de outubro, e o Happy Hour no dia 08 de novembro.