Cases inspiradores marcaram o 11° Encontro de Empreendedorismo

Por ACI: 18/06/2025

Insights valiosos em cases inspiradores foram a tônica do 11° Encontro de Empreendedorismo, realizado ontem, dia 17, no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha e Ivoti. O evento, iniciativa do Comitê de Jovens Empreendedores, lotou as dependências do local e também proporcionou muito networking aos participantes.

Na sequência, Veronicah Sella e Natiele Krasmann, sócias da Criamigos, falaram sobre inovação, experiências afetivas, empreendedorismo e negócios em escala. Por fim, Matheus Fell, ⁠cofundador do Quiero Café, tratou da cultura da empresa de lidar com erro todos os dias e tirar ensinamentos disso.

A vice-presidente do comitê, Marceli Rosa, abriu os trabalhos elogiando a maciça presença de empreendedores numa noite chuvosa e fria. Ela também destacou a importância do trabalho realizado por toda a equipe da ACI, que tornou possível o evento. Fabio Schünke, da F5 Digital e também membro do comitê, fez a moderação do encontro e provocou os presentes a estarem abertos aos conteúdos. "Às vezes, um único insight vale todo o esforço de estar num local por horas. Esperamos que hoje vocês registrem vários e positivos insight", ressaltou.

A primeira palestra da noite ficou a cargo de Marco Schmitt, da Box Print. Em sua fala, o empresário deixou claro a importância de ser criar um ambiente amigável à inovação e à criatividade. "Hoje, todos são do time de inovação, através do projeto Conecta", exemplifica. Ele lembrou da importância da embalagem para a sociedade, destacando que é o item industrial mais produzido no mundo. "Cerca de 80% dos produtos existentes têm embalagem e, em 90% dos casos, ela é o único apoio de comunicação com o cliente", ressaltou.

Criada em 1962, em Campo Bom, a Box Print hoje tem 1.100 colaboradores, distribuídos em 10 unidades, entre gráficas e hubs de inovação, localizados no Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo, Paraná, Ceará e Pará. A capacidade de conversão disponível é de 4.000 ton/mês e o faturamento ficou em R$ 494 milhões, em 2024. "Nos últimos 24 meses, investimos R$ 74 milhões. E nos próximos 24 meses, serão mais R$ 50 milhões disponibilizados", detalha.

A empresa atua nos segmentos farmacêutico, calçadista, metal mecânico, eletrônico, cosmético e alimentício/bebidas, além de displays. Na área ambiental, é uma referência e tem diversos selos internacionais. A Box Print é qualificada, por exemplo, como Carbono Positivo pois emitiu menos carbono que estocou com iniciativas como o plantio de mais de 9 mil mudas entre 2022 e 2023, o equivalente a 19 campos de futebol. E tem o controle de 100% dos resíduos gerados, sendo que 98% são reciclados e 2% têm destinação ambientalmente correta.

O gestor revelou que os colaboradores são incentivados a pensarem todos os dias em como melhorar o produto e o atendimento. "Por que o cliente vai comprar da Box Print? Esse é o desafio que nos move", resume. Os pilares da companhia, prossegue, são carinho (cada pessoa é única e merece se sentir especial), confiança (base de todas relações), excelência (fazer de forma simples e bem feita) e sustentabilidade (respeito a todos os tipos de vida). 

Schmitt enfatizou que a Box Print busca incansavelmente por diferenciais que não possam ser copiados facilmente, fugindo dos perigos da armadilha do preço baixo. "Na minha visão, somos tradutores e criadores de valor, com uma proposta clara: fornecer e a melhor embalagem para o mundo. Nosso trabalho é rico em detalhes, que vão construindo nossa marca. Não abrimos mão de alguns princípios, como ser pontual, organizado e sempre receber bem, superando expectativas", complementou.

Entre os exemplos de diferenciais da empresa, destaque para projetos de engenharia de embalagem, incubadora tecnológica, Innovation Day, biblioteca virtual e o Studio B, empresa criada dentro da Box Print focada na inteligência criativa para projetos em papel cartão e microondulados.

Por fim, o empresário diz acreditar piamente na SORTE, traduzida nas palavras Superação, Objetividade, Resiliência, Trabalho e Esforço.

Criamigos aposta nas experiências afetivas

A segunda apresentação da noite foi o case da Criamigos, empresa especializada em bichos de pelúcia, criada em 2016, em Gramado, apostando justamente em diferenciais de experiências afetivas. O contexto do surgimento não poderia ser mais contraditório. Hoje sócias, Veronicah Sella e Natiele Krasmann se conheceram na feira norte-americana FDR voltada ao varejo. "Naquele ano, só o que se falava era sobre o fim da loja física. E nós tivemos um insight de fazer diferente a apostar num projeto ancorado no presencial", revela Veronicah Sella. "Fomos consideradas doidas, mas tínhamos um propósito", complementa Natiele Krasmann.

Apesar dos muitos desafios, o projeto avançou e escalou, com a ampliação de segmentos atendidos e também com o uso do sistema de franquias. Um dos principiais diferenciais da Criamigos está na personalizando das pelúcias. "Nascemos para criar uma experiência que resgata laços afetivos entre pessoas que se amam, entre famílias que há muito tempo não se abraçam ou expressam seus sentimentos. Isso, para nós, é parte do propósito, espalhar amor em forma de pelúcia", avaliam as sócias.

Da cerimônia que promove o nascimento dos ursinhos até a certidão de nascimento que é possível fazer em cada pelúcia, a Criamigos cuida de todos os detalhes. O primeiro passo, é a escolha da pelúcia, seguido pela gravação da voz. Em seguida, é o momento de deixar a pelúcia fofa e escolher as roupas para vestir. Por fim, tem a certidão de nascimento e a casinha. "Essa jornada do cliente, além de encantar, resgata memórias e conquista o coração de crianças e adultos, trazendo interatividade ao sentimento mais puro: o amor", afirmam.

Hoje, a Criamigos conta com 75 lojas, distribuídas em 21 Estados e no Distrito Federal, comercializando mais de 1,5 milhão de pelúcias ao ano. A Criamigos conta com um amplo leque de produtos, como Oficina de Urso, Clubinho, site, Centro de Distribuição, hotel temático, restaurante e parque, o Mundo Criamigos, com mais de 50 atrações. "O hotel, o restaurante e o parque foram todos pensados para serem usados por toda a família, criando memórias afetivas e conexões sentimentais", revela Veronicah.

A essência Criamigos, conforme Natiele, contempla amor, família, eternização de momentos e criação de experiências encantadoras. "Os valores inegociáveis são fazer cada pessoa se sentir única, criar espaços de emoções positivas, ter uma equipe alinhada à essência do negócio e despertar o encantamento em todas as crianças, até nas que já cresceram",  concluem as sócias.

Quiero Café investe forte no atendimento

A apresentação "Quiero Café 2025" descreve a trajetória e o panorama atual da Quiero Café, que começou em Teutônia, em 2015, fundada por Matheus Fell e Felipe Ferreira com o objetivo de criar um espaço acolhedor. Inicialmente focados em café, eles rapidamente perceberam que "só de café iriam quebrar". Fell apresentou a trajetória da empresa e lembrou aos presentes que o eventual estresse no trabalho ocorre tanto para quem é funcionário, quanto para o dono. "Se é para passar trabalho, passo para mim mesmo", enfatizou.

A ideia surgiu de uma dor dos empresários locais, a falta de um espaço para receber clientes, fazer reuniões ou mesmo encontros. Para ter sucesso, as lojas passaram a ter mais serviços, não se limitando ao café. "Queremos receber as pessoas mais de uma vez por dia", detalhou Fell.

A Quiero Café expandiu-se consideravelmente, operando atualmente 75 unidades, sendo 70 lojas em funcionamento (13 próprias e 57 franqueadas) e oito em fase de implantação, distribuídas por cinco estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. A empresa conta com mais de 1200 colaboradores. Eles evoluíram de uma simples cafeteria para se tornarem um "Café - Restaurante - Bar".

O empreendedor aprofundou um tema considerado um tabu por muitos, o erro. "Não erramos alguns dias, erramos todos os dias. Mas o importante é o que fazemos dessa falha. Aprendemos que o erro não pode acontecer, e isso pode enraizar uma crença equivocada, a de que somos infalíveis. Isso pode gerar ainda mais problemas, pois fugimos do tema", avalia. "O importante é reconhecer, consertar e tentar não cometer novamente o mesmo equívoco", completa.

A estrutura do grupo inclui uma franqueadora (responsável por marketing, administrativo, financeiro, expansão, operação e engenharia), uma distribuidora e as lojas próprias, com uma equipe de 61 pessoas sediada em Lajeado/RS.

A empresa destaca uma cultura de melhoria contínua, admitindo que "erramos todos os dias" e definindo dedicação como "se esforçar para cada dia errar menos". A promessa da marca é "promover encontros (e reencontros), proporcionando momentos que tornam o dia a dia das pessoas mais feliz".

O app Quiero Fidelidade, que já possui mais de 130 mil usuários cadastrados, é responsável por 21,51% do faturamento médio dos últimos seis meses, com um ticket médio 15,42% maior em comparação aos demais clientes da rede.

Um marco destacado na apresentação foi a ação realizada no Dia das Mães desse ano, em que a Quiero Café registrou um crescimento de 47,68% no faturamento médio da rede ao comparar os três sábados anteriores, com mais de 18.000 xícaras distribuídas gratuitamente e R$ 1.055.527,98 em faturamento em um único dia na rede.

Em 2024, a empresa faturou R$ 195 milhões. Para 2025, a projeção é de R$ 250 milhões. E o faturamento médio por loja também vem crescendo.

A empresa também ressalta seu braço logístico, FJF Logística e Distribuição, fundada em 2019, cujo principal objetivo é "garantir padrão de marca e insumos em todas as lojas a nível nacional".

Em 2025, a Quiero Café inaugurará uma loja conceito em Gramado, que será própria e terá capacidade para 150 lugares e R$ 3 milhões de investimento. "A Quiero Café é sobre pessoas, sobre encontros e sobre momentos felizes", finaliza Fell.

Confira a íntegra do evento no vídeo abaixo:

Patrocinio: Doctor Clin, Sicredi Pioneira, Exatus Contabilidade, Visa Eventos e Conexo Logistics

Apoio máster: Universidade Feevale e Sebrae

Apoio: Cervejaria Metropolitana, Vila Rica Imóveis, Cresol Raiz, Souza Ramos Advogados e Audicon

 

Receba
Novidades