ACI realiza visita técnica à Chocolate Lugano
Uma manhã doce e repleta de histórias memoráveis. Assim pode ser definida a visita técnica que o Comitê de Jovens Empreendedores da ACI realizou à Chocolate Lugano, em Gramado, uma referência nacional no segmento. O tour pela fábrica foi intermediado por Felipe Kasper, da empresa EasyPro Tecnologia em Desenvolvimento de Softwares e membro do comitê.
O grupo foi recebido na sede da Lugano pelo diretor industrial Francisco Marcon, que contou um pouco da história da empresa e falou sobre os diferenciais que a tornaram um case de sucesso. Fundada em 1976, por Lauri Casagrande, a empresa foi adquirida, em 1985, por Renaldo Schwingel. Hoje, a terceira geração da família atua na Lugano, que se destaca pela produção manual aliada a equipamentos modernos e eficientes. “Cerca de 30% das operações ainda são artesanais”, afirmou.
Para superar dificuldades, como a recente explosão no preço do cacau — matéria-prima essencial para o chocolate —, a indústria conta com uma capacidade ímpar de agilidade e eficiência. “Conseguimos nos movimentar rapidamente e aplicar ideias e soluções necessárias diante de situações adversas”, ressaltou Marcon.
Atualmente, a Lugano possui 110 franquias em operação espalhadas pelo Brasil, do Acre ao Rio Grande do Sul, além de cinco lojas próprias, todas em Gramado. “Estas representam cerca de 50% do nosso faturamento comercial”, revelou. Até o final do ano, ao menos mais 10 unidades franqueadas devem abrir as portas.
O grupo também atua com exportação, na modalidade private label, e com encomendas corporativas. A logística para o transporte dos produtos, sensíveis à variação de temperatura e ambiente, é um dos grandes desafios. Por esse motivo, está em estudo um projeto para a criação de um centro de distribuição na Região Sudeste. “Espírito Santo e Minas Gerais são os estados mais cotados”, adiantou.
Ao final do encontro, os jovens empreendedores conheceram um pouco mais sobre os setores de qualidade e segurança da Lugano, tema abordado por Humberto Christo.
Customização de barras de chocolate
Os representantes do Comitê de Jovens Empreendedores percorreram o interior da fábrica e puderam compreender melhor os processos produtivos e as várias etapas necessárias para a confecção das delícias da Lugano.
Um dos momentos mais marcantes da visita técnica foi quando tiveram a oportunidade de personalizar, com as próprias mãos, barras de chocolate da Lugano — uma experiência que certamente ficará marcada positivamente na memória de todos.