Inovação inspirada nas formas e nos processos da natureza

Por ACI: 07/07/2025

A linha Lumina da Natura e a nova embalagem de 100 ml usada pelos iogurtes Danoninho, Acitmel e Activia, da Danone, são alguns dos produtos desenvolvidos pela Amazu Biomimicry, juntamente com parceiros, empresa que é referência global em biomimética e inovação inspirada na natureza.

A fundadora e CEO da empresa, Giane Brocco, foi a palestrante convidada para a reunião mensal do Comitê de Jovens Empreendedores da ACI, nesta segunda-feira, 07, coordenada pela vice-presidente Marceli Luana da Rosa.

Conforme Giane, a tecnologia incorporada a todos os produtos da linha Lumina é a chamada Pró-Teia, matéria-prima de alto desempenho e comprovadamente eficaz no tratamento da reparação capilar. A inovação resulta numa fórmula cosmética inteligente, capaz de atuar em todas as chamadas dos fios de cabelo, resultando em uma redução de 70% na porosidade dos fios.

Já a nova embalagem de Danoninho, Acitmel e Activia tem design inspirado na natureza, como corais, tatus e elefantes, e textura hexagonal semelhante à das colmeias. Mais leve e resistente, ela otimiza envase, transporte e distribuição, com 8% de redução no peso e menor impacto ambiental, comprovado por Avaliação do Ciclo de Vida.

“Biomimética consiste em aprender com a natureza e emular suas formas, processos e ecossistemas para criar soluções mais sustentáveis e inovadoras”, disse Geane. A empresa atua nos segmentos de consultoria, desenvolvimento de pessoas, educação corporativa e mentoria. Mantém parceria com o Instituto Senai de Inovação, a empresa Aeroloito, a Dezon Creative and Prospective, a Laborama Cultura Organizacional e o Sistema Fiergs e possui clientes como Danone, SAP, Sicredi e Natura, entre outros.

Assuntos da vice-presidência

Na reunião mensal, que contou com a presença dos ex-coordenadores Miguel Vieira, Mayara Roldo e Roberta Cassel Greenfield, também foram apresentados os resultados do 11° Encontro de Empreendedorismo, realizado no dia 17 de junho, com 132 participantes. O evento obteve nota geral 9,3 na avaliação dos participantes, que destacaram aspectos como mudança de horário e formato (em vez de pela manhã, como nos anos anteriores, esta edição ocorreu das 18h às 21h), organização e mediação por parte de um único integrante do CJE, além de darem sugestões para o evento em 2026. Marceli Luana da Rosa agradeceu a todos os integrantes do comitê pelo empenho na realização do encontro e convidou-os para a visita técnica à Chocolate Lugano, em Gramado, no dia 20 de julho.

Receba
Novidades