Branding com foco em resultado financeiro pauta encontro na ACI
O resultado financeiro deve ser um dos principais direcionadores das estratégias de branding. A afirmação foi feita pelo especialista Felipe Schmitt-Fleischer, da Evolgo, durante a reunião mensal do Comitê de Jovens Empreendedores da ACI, realizada nesta segunda-feira (4), no Espaço Conexão. O encontro foi coordenado pela vice-presidente Marceli Rosa e reuniu participantes para discutir posicionamento de marca e diferenciação no mercado.
Durante sua fala, Schmitt-Fleischer destacou o caso da Ford, que em 2006 acumulava um prejuízo anual de US$ 17 bilhões enquanto mantinha um portfólio diversificado de marcas. Uma década depois, com apenas duas marcas ativas, a empresa registrou lucro no mesmo valor. “Claro que o faturamento foi reduzido, mas o resultado financeiro é o mais importante”, afirmou.
Especialista em estratégia e posicionamento, ele defendeu que marcas consistentes devem contar com elementos essenciais como nome, sinal visual, promessa clara, ativos simbólicos e um conjunto de percepções. “Primeiro, é preciso chamar atenção. Depois, gerar associações positivas. O que importa é o que as pessoas pensam da sua marca, não o que você pensa dela”, enfatizou.
Para ilustrar a importância da percepção, citou o exemplo do Alasca. “Apesar de remeter a frio e isolamento, o Alasca comunica bem sua proposta e atrai mais de três milhões de turistas ao ano, em apenas três ou quatro meses. Já o Brasil recebe, ao todo, 6,8 milhões de turistas estrangeiros no mesmo período”, comparou.
Schmitt-Fleischer também alertou para os riscos da homogeneização no mercado, incentivando as marcas a se diferenciarem sem perder coerência e autenticidade. “Sua marca precisa ser suficientemente parecida com as demais para permitir a comparação, mas diferente o bastante para ser a escolhida”, pontuou. Segundo ele, ampliar a base de clientes potenciais é fundamental para crescer. “O maior potencial de faturamento está nas pessoas ou empresas que ainda não conhecem ou consomem nossas marcas.”
Avaliação positiva de visita técnica e debate sobre mão de obra
No início da reunião, os integrantes do comitê avaliaram a visita técnica realizada à Chocolate Lugano, em Gramado, no último dia 23 de julho. “Incrível” e “encantador” foram alguns dos termos usados pelos participantes para descrever a experiência, marcada pelo perfil altamente artesanal da marca, apontado como um diferencial relevante.
Em seguida, o grupo discutiu desafios recorrentes do ambiente empreendedor, com destaque para a escassez de mão de obra qualificada, apontada como um problema comum a diversos setores. Como alternativa, foi mencionado pelo diretor Fauston Saraiva o ACI Talentos, banco de dados desenvolvido em parceria com a Kretos e que representa uma solução inovadora que busca facilitar o processo de recrutamento de profissionais, conectando empresas e candidatos por meio de uma plataforma on-line que já conta com mais de 300 mil currículos.