Apesar do cenário desafiador, PIB deve ter alta de 1,5% este ano

Por ACI: 22/03/2024

As razões pelas quais é possível acreditar no desempenho positivo da economia brasileira em 2024 e 2025 foram apresentadas pelo vice-presidente de economia da ACI, André Momberger, durante palestra na reunião mensal do Comitê Regional de Estância Velha na última quinta-feira, 21, coordenada pelo vice-presidente regional Gabriel Müller.

Conforme Momberger, o PIB brasileiro deve crescer 1,5% este ano e 2% no próximo. “O cenário fiscal é desafiador, mas a equipe econômica tem vencido a disputa com a ala ideológica e adotado medidas de ajuste”, explicou. O vice-presidente de economia também destacou o desafio da reforma tributária, os juros descendentes, a nova matriz de desenvolvimento e provável reforma tributária como fatores que devem beneficiar o crescimento econômico brasileiro. “O crescimento da renda familiar deve injetar R$ 90 bilhões da economia e favorecer especialmente o desempenho do setor de serviços”, explicou.

Propósito e eventos

Na reunião da última quinta-feira, os integrantes também definiram o propósito do Comitê Regional de Estância Velha, que é Promover o desenvolvimento econômico e empresarial por meio da cultura da inovação e da conexão entre empresas, instituições e empresários. Também foram definidos os novos representantes da ACI em conselhos municipais: Cláudio Pozza será o titular no Gabinete de Segurança Institucional (GCI) e Adriana Mallmann a titular no Conselho de Desenvolvimento Econômico.

Gabriel Müller informou que Estância Velha deve sediar em breve uma edição da Confraria dos Pequenos Negócios, em data a ser ainda definida, e salientou a importância do empeho de todos para o aumento do número de associadas da entidade no município.