Volta do imposto sindical e exigência de MDFe preocupam empresários

Por ACI: 01/09/2023

Realizada nesta sexta-feira, 01, sob a coordenação do vice-presidente Frederico Wirth, a reunião mensal do Comitê da Indústria destacou a preocupação dos empresários em relação à proposta de retomada da obrigatoriedade do pagamento do imposto sindical, cobrado do empregado para sustentar as atividades da entidade representativa e que foi extinto pela reforma trabalhista promovida em 2017.

A proposta não encontra respaldo nem mesmo perante os trabalhadores, que não desejam arcar com mais este custo, assim como da contribuição sindical obrigatória. O integrante César Ramos enfatizou que, na semana passada, dezenas de empregados de empresas que desejavam se opor à contribuição estabelecida na convenção coletiva da categoria formaram filas em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo, em um claro demonstrativo de que não compactuam com a cobrança. Os trabalhadores enfrentaram horas na fila e condições adversas para dizer não ao pagamento.

MDFe

Outro assunto foram as multas aplicadas nas últimas semanas a veículos de transportadoras e outras empresas que transportavam cargas sem o Manifesto de Documento Fiscal Eletrônico, que voltou a ser exigido. O MDFe é um documento de registro nacional em que constam as principais informações da nota fiscal eletrônica e do Conhecimento de Transporte (CTe). Ele é emitido e armazenado digitalmente e necessário para os serviços de transporte realizados nos âmbitos intermunicipal e es interestadual.

Curso de soldagem

O integrante Mauro Slomp destacou que, neste sábado, dia 02, terá início o curso de soldagem na Fundação Liberato, cujas aulas ocorrerão também nos dias 09, 16, 23 e 30 de setembro, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A realização foi viabilizada pela divulgação feita pela ACI, por empresários e pela própria Fundação e busca formar profissionais para atender à demanda na região.