Deputados Marcel van Hattem e Felipe Camozatto analisam cenário político

Por ACI: 11/11/2023

Os deputados federal Marcel van Hattem e estadual Felipe Camozatto, do Partido Novo/RS, participaram, a convite, da reunião mensal do Comitê da Indústria da ACI nesta sexta-feira, 10, coordenada pelo vice-presidente Frederico Wirth. No encontro com empresários, Marcel destacou a preocupação com o cenário político-econômico brasileiro, mas afirmou ser necessário manter a esperança em relação ao futuro do país. “Não podemos desistir e devemos construir uma visão de longo prazo. Tal como ocorre nas empresas, o planejamento pode nos conduzir a uma situação melhor nos próximos anos”, afirmou.

Destacou que, na atual legislatura, há mais parlamentares com visão liberal do que na anterior e que as entidades em geral devem investir na formação de lideranças capazes de promover mudanças na política brasileira.

Marcel também disse acreditar que o déficit nas contas públicas de 2023 será superior a R$ 150 bilhões, o que pode ter consequências sobre a economia a partir de 2025. Informou também que é pré-candidato ao senado federal em 2026. “A renovação de 2/3 do senado será importante para a estabilidade política e a segurança jurídica no país”, destacou.

Para o deputado do Novo, a inelegibilidade de Bolsonaro, o desgaste de Lula e a candidatura à reeleição em São Paulo de Tarcísio Gomes de Freitas podem abrir espaço para novas lideranças políticas na disputa pela Presidência da República em 2026.

Estruturação do Novo

Felipe Camozatto lamentou o alinhamento de magistrados com a esquerda brasileira e a aprovação rápida de temas controversos pelo STF, como Marco legal das terras indígenas, descriminalização do aborto e descriminalização das drogas. Informou que o Partido Novo vem tendo recorde de filiações no Brasil e já está estruturado em mais de 20 municípios do RS. Além disso, investe na formação de lideranças em nível nacional e em outras ações.