Robinson Klein participa de reunião mensal

Por ACI: 29/11/2023

O presidente eleito da ACI, Robinson Oscar Klein, participou da reunião mensal do Comitê de Serviços, nesta quarta-feira, 29, coordenada pelo vice-presidente Daniel Antônio de Campos. Em bate-papo informal com os integrantes, Klein falou de sua trajetória profissional, da vida pessoal e dos planos à frente da ACI, a partir de janeiro.

Afirmou que empresas, independentemente do porte, devem ter boa gestão e processos bem-definidos, entre outros fatores, para obterem sucesso. Outro ‘ingrediente da receita’, conforme ele, é sempre olhar alguns passos à frente, para poder tomar as melhores decisões e prever as consequências. “É o que costumamos fazer na CIGAM (empresa na qual é o CEO), mas vale também para o mercado e o país”, explicou. Klein manifestou uma visão positiva do Brasil, apesar da gestão pública focada em aumento de receita (em vez de corte de gastos), e sugeriu aos integrantes sempre avaliar o cenário e priorizar os pontos favoráveis para investir em seus negócios.

Conforme o presidente eleito da ACI, nenhuma empresa começa grande e o crescimento exige otimismo, acreditar ser possível fazer e persistência. Com formação em ciências da computação, Klein estudou holística para entender o comportamento das pessoas, que são, segundo ele, quem impulsiona um negócio. Também fez, em 2022, o curso de formação de conselheiro de empresas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Dedica parte de seu tempo à leitura de livros e à busca de informações sobre Inteligência Artificial, em que tornou-se especialista. “Não se deve parar de estudar e de evoluir”, justificou.

Liderança

Aos integrantes do Comitê de Serviços, Robinson Klein disse também que o comportamento humano mudou e a liderança precisa evoluir também para superar as expectativas. “O papel do líder é saber fazer bons acordos com colaboradores, clientes e fornecedores”, definiu. Buscar cercar-se de boas pessoas e dar-lhes oportunidades também ajuda no desenvolvimento dos negócios, destacou o convidado, para quem o caminho que leva ao sucesso não é uma linha reta. Tem erros e acertos e deve-se usar os erros como aprendizado e evitar repeti-los.

Cultura e inovação

A construção da cultura da empresa é um processo desafiador, conforme Klein, e quem determina qual é são as pessoas que formam o quadro de colaboradores, e não a direção exclusivamente. “Para manter a cultura da empresa, são necessárias pessoas alinhadas com ela, que são escolhidas por uma boa seleção”, justificou.

Há dois tipos de empresa, conforme o CEO da CIGAM: as que estão falindo e as que estão inovando. As que não inovam oferecem ao mercado o que as outras também oferecem, competem por preço, que fica cada vez menor e é o princípio do fim. Já as inovadores se diferenciam e crescem.

Impulsionar a cultura da inovação no Vale do Sinos é um dos principais objetivos da nova gestão da ACI, a partir de janeiro. A região, conforme Klein, tem mais empresas inovadoras do que parece ter, mas muitas outras precisam ser estimuladas a seguirem pelo mesmo caminho. A aposta da ACI é a Oppen Innovation, processo pelo qual pessoas e empresas com problemas comuns trabalham juntas em busca de soluções. “As empresas precisam se unir para sobreviver. A ACI desempenhará o papel de promover a união e a inovação entre organizações de todos os portes e segmentos, para que a região volte a ter o perfil inovador que tinha em outros tempos”, finalizou Robinson Klein.

Receba
Novidades