Educador financeiro orienta sobre investimentos

Por ACI: 24/10/2023

Reunido nesta terça-feira, 24, sob a coordenação do vice-presidente Daniel Antônio de Campos, o Comitê de Serviços recebeu a visita de José Bras, da educador financeiro da ALPZ, empresa de educação financeira que integra o ecossistema Monte Bravo Investimentos.

O grupo possui 20 mil clientes, R$ 30 bilhões de patrimônio sob assessoria e onze escritórios regionais, um dos quais em Novo Hamburgo, conforme Débora Quadros, sócia da empresa e integrante do Comitê de Serviços. “A estrutura de relacionamento possui opções para pessoas e empresas e inclui time de assessores, soluções e atuação no mercado”, explicou Débora.

Bras atuou como assessor de investimentos por 35 anos e desde 2020 integra a Monte Bravo, da qual tornou-se braço educacional através da ALPZ. Em sua apresentação, o convidado fez uma análise do cenário econômico brasileiro e mundial. Destacou aspectos positivos e negativos de ambos e enfatizou oportunidades de investimento tanto em títulos pré-fixados (como a garantia de altas taxas para os investimentos mais longos) e renda variável.

Também apresentou o histórico do Índice Bovespa Dolarizado entre 1965 e 2020 e afirmou que é preciso ter foco e não ter pressa para fazer os melhores investimentos. Comparou um investimento de R$ 10 mil em ações da Valle entre 1995 e outubro deste ano e disse que quem não se deixou influenciar pelas variações hoje possui R$ 1,12 milhão, ao passo que quem preferiu investir o mesmo valor em CDI possui R$ 499 mil e quem investiu em poupança tem apenas R$ 139 mil.

Bras também destacou o crescimento dos fundos de investimento imobiliários, através da bolsa de valores, que constroem hospitais, prédios, centros logísticos, prédios e shoppings, por exemplo.

“Invista um pouco do seu tempo na educação financeira em nome do seu futuro e de sua família”, sugeriu, indicando a importância de diversificar as oções, avaliar o seguro de vida resgatável durante a construção do patrimônio e construir uma carteira respeitando o seu perfil.

“Considere uma carteira de ações com dividendos, ganho de capital ou híbrida, títulos pré-fixados secos e ou indexados, fundo de investimentos imobiliários, pense na aposentadoria e na perpetuidade e lembre-se da sucessão patrimonial, analisando custos, praticidade e agilidade”, concluiu.