Cultura de inovação gera desenvolvimento às organizações

Por ACI: 29/02/2024

Inovação e cultura foram os temas principais da reunião mensal do Comitê de Serviços, nesta quarta-feira, 28, coordenada pela vice-presidente Fabiana Bissolotti. Convidado especial, o presidente da ACI, Robinson Klein, destacou o propósito da gestão 2024-2025 de impulsionar a cultura da inovação na região, que, ainda que tenha perdido parte da capacidade de inovar, possui bons exemplos de empresas e instituições que se diferenciam em suas atividades.

Citou a frase de Peter Drucker “A cultura come a estratégia no café da amanhã” e enfatizou que, sem cultura, nenhuma organização se desenvolve e todas as partes devem construir em conjunto a organização. “Cultura leva tempo para ser construída, mas é essencial para o desenvolvimento”, disse.

O presidente da ACI também explicou que ninguém inova sozinho e que os recursos geralmente são insuficientes, mas, ainda assim, é possível inovar. Destacou que a inovação aberta (open innovation, em inglês) é cada vez mais o caminho para empresas e instituições, que se unem a outras, inclusive concorrentes, em busca de soluções para demandas suas e do mercado.

“A inovação nasce do conflito de ideias e é preciso aceitar sentar com o concorrente para debater problemas em busca de solução”, acrescentou Robinson Klein. O dirigente exemplificou com o grupo de investimentos em open innovation criado pela ACI e pela Ventiur Aceleradora, em que empresários de diversos setores fazem aporte financeiro para viabilizar investimentos em startups que propõem soluções para problemas comuns.

“A confiança é base para o trabalho em conjunto. O grupo funciona muito bem e, além de incentivar o desenvolvimento de soluções inovadores, oferece ganhos aos seus integrantes”, concluiu.

Evento de Cultura

Outra atividade da reunião mensal do Comitê Serviços foi a apresentação do Evento de Cultura, pelos convidados Rafael Rocha, consultor de empresas, e Narciso Morgestern, analista comportamental.

O momento de alinhamento dos valores da empresa e das pessoas, como eles definem a atividade, já foi realizado em diversas empresas, como a NRamos Mudanças e a Soul Renováveis. É um dia especial, onde todos são desafiados a realinhar suas expectativas e propósitos com o propósito da empresa. Com dinâmicas, conceitos e muita troca de experiências, as pessoas se conectam e fazem deste momento uma grande “virada de chave”.

“O objetivo é criar a compreensão de que a empresa é o veículo para alcançar os sonhos individuais. Para isso, trabalhamos os sonhos individuais das pessoas”, afirmaram os convidados.

A metodologia reúne conhecimento técnico, aplicação prática e dinâmica. O evento é dividido em duas etapas. Pela manhã, ocorre o alinhamento de valores da empresa e pessoas e, à tarde, faz-se a compreensão de sonhos e propósitos individuais.