Integrantes recebem certificados de participação e debatem livro A Marca da Vitória

Por ACI: 04/12/2023

A última reunião do ano e da gestão 2022-2023 do Comitê de Jovens Empreendedores foi realizada nesta segunda-feira, 04, sob a coordenação da vice-presidente Roberta Cassel Greenfield, no Espaço Conexão ACI.

Um vídeo com as principais atividades desenvolvidas no biênio, como visitas a empresas, Encontro de Empreendedorismo, presença de empresários convidados e leituras de livros, foi apresentado. “Chegamos ao fim da gestão com a sensação de missão cumprida e agradeço a todos pela colaboração”, disse Roberta, que em janeiro transmite o cargo para Marcéli Luana da Rosa.

Outros assuntos da reunião foram a entrega de certificados de participação - Gabriela Cassel Greenfield Lope foi a integrante mais assídua das reuniões e recebeu o certificado alusivo – e o feedback sobre a visita à Indústria de Calçados Wirth, em Dois Irmãos, que agradou aos participantes.

A Marca da Vitória

Em uma das atividades consagradas do CJE, os integrantes João Schneider da Rocha e Gabrielle Dapper fizeram a apresentação do livro A Marca da Vitória, que descreve a história de Phil Knight, o homem por trás da Nike. Aos 24 anos, depois de se formar e viajar como mochileiro pelo mundo, Knight decidiu que não seguiria um caminho convencional. Em vez de trabalhar para uma grande corporação, decidiu ir à luta para criar algo próprio, dinâmico e diferente.

Com US$ 50 emprestados pelo pai, ele abriu, em 1963, uma empresa com uma missão simples: importar do Japão tênis de alta qualidade e baixo custo. E mal acreditou quando conseguiu vender rapidamente todos os calçados de suas primeiras encomendas. Mas o caminho até tornar a Nike uma das marcas mais emblemáticas, inovadoras e rentáveis do mundo não foi fácil, e Knight fala em detalhes dos riscos que enfrentou, dos concorrentes implacáveis e de seus muitos triunfos e golpes de sorte.

Ele relembra a criação do nome e da logomarca – um dos poucos ícones reconhecidos em todos os cantos do planeta –, os primeiros modelos de tênis e os contratos com grandes atletas. Também destaca as relações com as pessoas que formariam a alma da Nike: seu ex-treinador de corrida, Bill Bowerman, e os primeiros funcionários, um grupo de desajustados geniais que rapidamente se tornou uma família.

Com uma visão ousada e a crença no poder transformador do esporte, juntos eles criaram uma marca e uma cultura que mudariam os parâmetros de desempenho e superação para sempre. A Nike é a maior marca esportiva do mundo, com mais de 83 mil funcionários e faturamento de US$ 51,2 bi (ano fiscal 2023), incluindo US$ 2,4 bi da marca parceira Converse.

 

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