Inovação em meio a crises

Por ACI: 08/03/2024

Gustavo Dal Pizol é mais do que o CEO da Fiber; ele é um visionário que respira inovação e supera desafios com uma energia que contagia a todos ao seu redor. Lembra-se das máscaras inovadoras que se tornaram populares durante a pandemia, aquelas com uma única tira em volta da cabeça? Pois é, Gustavo foi o gênio que as inventou, proporcionando proteção e conforto para milhares de pessoas com um produto inovador criado no momento perfeito. Sua história é marcada por reviravoltas, reinvenções e um compromisso inabalável com a criação de algo maior.

A trajetória de Gustavo começou em Farroupilha, onde seu pai tinha uma loja de calçados e iniciou a fabricação de pares. Com apenas 15 anos, ele foi convidado pelo pai para desenhar alguns modelos, e um deles tornou-se um bestseller do ano. Esse sucesso precoce marcou o início de sua jornada no mundo dos calçados, representando a segunda geração do negócio da família.

No entanto, aos 20 anos, Gustavo enfrentou sua primeira crise, com a falência do negócio familiar. Determinado a se reinventar e a estar no centro dos negócios calçadistas, ele aceitou o convite do estilista Protásio Krumenauer para se mudar para Novo Hamburgo e se tornar seu sócio em um estúdio de desenvolvimento de produtos, morando em uma garagem. Sem um plano B em mente, Gustavo mergulhou de cabeça nessa nova empreitada, reconhecendo a importância de se dedicar completamente a um único objetivo. Esse princípio guiou sua jornada na Top Shoes, da qual assumiu completamente as operações em 2011.

Com a conquista de novos clientes e o crescimento da empresa, Gustavo ampliou as instalações, investiu em tecnologia e estabeleceu parcerias estratégicas. O rápido crescimento da empresa, que começou com uma única máquina em Caxias do Sul, logo demandou a expansão das instalações para acompanhar a demanda crescente. Em 2018, a Top Shoes deu um grande salto ao estabelecer uma nova fábrica em Campo Bom. Nesse novo cenário, Gustavo concentrou-se ainda mais em pesquisa, desenvolvimento, inovação e produtividade. Ele não só investiu em tecnologia de ponta e equipamentos modernos, mas também trouxe ao mercado soluções prontas para uso, com o inovador showroom de produtos acabados "plug and play".

Porém, com a chegada da pandemia, surge sua segunda crise. Mas Gustavo viu oportunidade onde outros viram desafios. Em questão de dias, ele transformou sua fábrica para produzir máscaras de proteção, desenvolvendo o primeiro modelo de máscara de uma tira do mundo. Sua visão e determinação não apenas impulsionaram seu negócio, mas também contribuíram para a segurança e saúde de milhões de pessoas. Hoje, Gustavo redirecionou estrategicamente seus negócios para a saúde no esporte, reinventando produtos inteligentes que abrangem desde o treino até a recuperação do atleta profissional e amador.

A trajetória de Gustavo Dal Pizol é impulsionada por uma filosofia de trabalho baseada na verdade e na incessante busca por fazer melhor, inspirando não apenas sua equipe, mas também todos aqueles que têm o privilégio de conhecê-lo. Em meio às adversidades, Gustavo demonstra que a inovação e a determinação são a chave para abrir novas portas e alcançar novas oportunidades. Mais do que simplesmente construir uma empresa, ele criou uma marca que reflete seu compromisso com a excelência e o impacto positivo na sociedade.

Felipe Sperb
Gestor comercial em Ferros Scharlau e integrante do Comitê de Jovens Empreendedores