Brasil tem 93 milhões de empreendedores

Por ACI: 15/04/2024

O número de brasileiros envolvidos com o empreendedorismo já é de 93 milhões de pessoas e, entre a população adulta, de 18 a 64 anos, 67% já têm um negócio ou pensam em ter. Os números fazem parte de apresentação feita pelo analista de projetos do Sebrae RS Josemar Demenech durante o 1º Encontro de Pequenas Empresas, na última sexta-feira, na ACI, em Novo Hamburgo.

Conforme Demenech, a renda familiar dos pequenos negócios é de R$ 420 bilhões por ano e o país já ocupa o segundo lugar entre as nações com mais potenciais empresários, com 51 milhões de interessados em ter seu próprio negócio, atrás apenas da Índia (115 milhões). No país, também, empreender é o segundo maior desejo entre a população, atrás apenas de viajar.

Mas as baixas taxas de sobrevivência de Micro Empreendedores Individuais (MEIs), especialmente, microempresas e empresas de pequeno porte indicam a necessidade de os empreendedores prepararam-se melhor para a gestão eficiente de seus negócios. Apenas 58% dos MEIs, 74% das MEs e 79% das EPPs sobrevivem após o quinto ano de atividades.

Dados do Sebrae RS indicam que o Rio Grande do Sul possui 1,43 milhão de empresas ativas, das quais 40.628 estão localizadas em Novo Hamburgo. No Estado, o setor de serviços lidera com mais de 692 mil empresas, e os MEIs totalizam 788 mil CNPJs ativos.

Tendências

Para quem pretende empreender, o Sebrae indica os setores econômicos com mais possibilidades de sucesso no Estado. São eles: economia prateada, economia azul, Indústria 4.0, economia criativa, foodtechs, agrotechs, economia de nicho, biodiversidade e turismo.

“O futuro é figital e o varejo físico não vai acabar” afirmou Josemar, destacando que micromobilidade e logística, reeducação (skill gap) para as novas economias, empreendedorismo social como alavanca de transformação e gestão pública empreendedora são áreas que devem ter destaque no futuro imediato, podendo atrair a atenção de quem pretende abrir seu próprio negócio nos anos seguintes.