Da venda porta a porta ao e-commerce, Ralú destaca-se em moda feminina

Por ACI: 13/04/2024

Mais do que um sonho pessoal, o que motivou Raquel Belles da Cruz e Luciano Muniz Dutra a empreender, há 14 anos, foi a necessidade de ter uma renda adicional. Em 2010, em Novo Hamburgo, o casal criou uma marca para ampliar os ganhos que Raquel obtinha com a venda de roupas femininas e semijoias a professores e conhecidos, em paralelo à atuação em uma grande empresa da região.

Com o sucesso da atividade, Raquel deixou o emprego e passou a dedicar-se à marca Ralú, que logo ganhou corpo. Do primeiro ponto de venda ao e-commerce que atualmente atende a clientes de todo o país, a Ralú investiu em diversas estratégias e teve que superar muitas dificuldades. Anúncios em jornais para captação de revendedoras consignadas, atendimento porta a porta, eventos personalizados, vitrine viva na loja e workshops de produtos foram algumas das ações utilizadas para crescer.

Trocas de endereços (foram três), novo plano de negócios e união familiar levaram à consolidação da marca e à produção interna das coleções. Hoje, a Ralú confecciona produtos de moda praia, fitness, pijamas, moda comfy e semijoias, com a mão de obra local, valorizando as pessoas do Vale dos Sinos. “90% dos nossos produtos são biquínis e os demais são pijamas, itens de home wear, calçados e térmicos”, disse Raquel aos participantes do 1º Encontro de Pequenas Empresas, realizado pela ACI nesta sexta-feira, 12.

Para chegar à condição atual, Raquel buscou conhecimentos e capacitou-se para liderar a equipe e conquistar clientes. Participou de eventos para mulheres em Novo Hamburgo e produziu uma campanha de marketing utilizando mulheres reais, isto é, profissionais de diversas áreas e perfis. Com Mulheres que Inspiram, nome da ação, conquistou o Prêmio Top de Marketing 2022 da ADVB-RS. A marca também foi pioneira na região na produção de uma coleção de roupas 100% sustentável, resultado de consultoria em diversas áreas e insights obtidos durante uma viagem a São Paulo.

"Sou uma mulher que sonha, realiza e continua sonhando. De origem humilde, sempre trabalhei duro em busca de meus objetivos", disse em sua palestra no evento da ACI. Conforme ela, a missão da marca é ser referência no país com sua essência familiar, acolhedora e capacidade de inovar e criar produtos de qualidade que satisfaçam o desejo do cliente, oferecendo coleções diferenciadas que são resultado de pesquisas no mercado nacional e internacional”, concluiu Raquel, que recebeu aplausos dos participantes.