Impostos: conscientização é o caminho

Por ACI: 19/05/2014

O pagamento de tributos não é uma particularidade brasileira. Pelo contrário, a cobrança de impostos é uma ferramenta utilizada pelos governos do mundo inteiro há centenas de anos para viabilizar a administração pública dos serviços oferecidos à população. O que se debate, no nosso país, é a qualidade da contrapartida dos valores bilionários que pagamos em todas as esferas, municipal, estadual e federal.

A ACI de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, uma das cinco entidades preferidas de acordo com a pesquisa Marcas de Quem Decide do Jornal do Comércio e Qualidata, vem desenvolvendo um trabalho dedicado à esta questão tributária, direcionando seus esforços à conscientização das pessoas. Acreditamos que, quem conhece os impostos que paga, sabe os direitos que têm.

Há dez anos a ACI desenvolve um projeto que busca esclarecer junto à comunidade a importância de todo o cidadão ter direito ao retorno dos impostos pagos. É o Dia da Consciência Tributária, tradicionalmente simbolizado na última semana do mês de maio, por totalizar o número de dias que o brasileiro trabalha para pagar os inúmeros impostos no país. Teoricamente, somente a partir desta data ele estará trabalhando para seu rendimento econômico próprio. Por isto também estamos reforçando este trabalho de conscientização junto às escolas, por meio de palestras e de um concurso de redação. Em nossa sede, teremos a exposição “Feirão do Imposto”, mostrando diversos produtos com seu preço de venda e o valor que representa em impostos. Também estamos convidando pessoas de todas as idades a enviarem um vídeo, de própria autoria, expondo em 90 segundos, a resposta para a pergunta: Afinal, para que servem os impostos?

Precisamos, definitivamente, buscar a conscientização de jovens e adultos para esta questão dos tributos. Somente assim teremos força para buscar alterações substanciais no atual sistema, que é extremamente prejudicial para o desenvolvimento do país, e que impede a classe empresarial de competir em melhores condições no mercado internacional.

Marcelo Clark Alves
Presidente da ACI

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