Desembargador Ricardo Hermann apresenta soluções de IA do TJRS

Por ACI: 19/08/2025

As soluções de inteligência artificial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul foram apresentadas pelo Desembargador Ricardo Torres Hermann ao Comitê Jurídico da ACI durante a reunião mensal nesta terça-feira, 19, coordenada pela vice-presidente Isabela Lehn.

Lançada em 20 de junho, a plataforma Gaia (Gestão Avançada de Inteligência Artificial) reúne as soluções de IA do TJRS para modernizar e otimizar a prestação jurisdicional. Contém oito agentes de IA, entre eles a Gaia Assistente, ferramenta de otimização das atividades dos gabinetes. Incorporada ao eproc no 1º e 2º graus, apoia magistrados na análise de processos e na elaboração de minutas, promovendo mais agilidade e precisão nas decisões​.

Gaia Minuta, por sua vez, é uma IA para elaboração de minutas, com personalização do entendimento jurídico e estilo de redação de cada magistrado. Proporciona agilidade e eficiência na elaboração das minutas e permite resumir o processo, indicar pontos controvertidos e até realizar um relatório da demanda.

Gaia Explica aí, Tchê é uma IA para tradução de sentenças e acórdãos para linguagem simples e Gaia Petição Inicial é voltada para extração de informações. Destinada a OAB e operadores do Direito, oferece facilidade e agilidade do trabalho de protocolo de petições iniciais. Permite extração de dados da petição inicial como: assuntos processuais, local de ingresso da ação, rito, área, classe, valor da causa, partes do processo e pedido de AJG. Também simplifica e qualifica a distribuição das ações.​ Já a Gaia Audiências Inteligentes permite facilidade na transcrição de audiências.

“Com essas soluções, o TJRS reafirma seu compromisso com uma justiça mais acessível, moderna e centrada no cidadão — sempre com responsabilidade ética e supervisão humana”, afirmou Ricardo Torres Hermann, que atuou no Comarca de Novo Hamburgo entre os anos de 1995 e 1997 e coordenada o Comitê de Governança da Segurança da Informação do TJRS.

Benefícios da plataforma Gaia

- Automação de tarefas. A IA pode executar tarefas repetitivas de forma eficiente, liberando tempo para atividades mais estratégicas.

Tomada de decisões aprimorada. Algoritmos analisam grandes volumes de dados e podem agilizar as tomadas de decisão.

Personalização. Sistemas de IA podem adaptar recomendações e experiências com base nas preferências individuais.

Eficiência operacional. A IA é uma grande aliada na otimização de processos, na redução de custos e no aumento da produtividade.

Criatividade e inovação. Ferramentas de IA ajudam na geração de ideias, no desenvolvimento de projetos e na automação de tarefas criativas. ​

 

 

 

 

Receba
Novidades