Desembargador Ricardo Hermann apresenta soluções de IA do TJRS
As soluções de inteligência artificial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul foram apresentadas pelo Desembargador Ricardo Torres Hermann ao Comitê Jurídico da ACI durante a reunião mensal nesta terça-feira, 19, coordenada pela vice-presidente Isabela Lehn.
Lançada em 20 de junho, a plataforma Gaia (Gestão Avançada de Inteligência Artificial) reúne as soluções de IA do TJRS para modernizar e otimizar a prestação jurisdicional. Contém oito agentes de IA, entre eles a Gaia Assistente, ferramenta de otimização das atividades dos gabinetes. Incorporada ao eproc no 1º e 2º graus, apoia magistrados na análise de processos e na elaboração de minutas, promovendo mais agilidade e precisão nas decisões.
Gaia Minuta, por sua vez, é uma IA para elaboração de minutas, com personalização do entendimento jurídico e estilo de redação de cada magistrado. Proporciona agilidade e eficiência na elaboração das minutas e permite resumir o processo, indicar pontos controvertidos e até realizar um relatório da demanda.
Gaia Explica aí, Tchê é uma IA para tradução de sentenças e acórdãos para linguagem simples e Gaia Petição Inicial é voltada para extração de informações. Destinada a OAB e operadores do Direito, oferece facilidade e agilidade do trabalho de protocolo de petições iniciais. Permite extração de dados da petição inicial como: assuntos processuais, local de ingresso da ação, rito, área, classe, valor da causa, partes do processo e pedido de AJG. Também simplifica e qualifica a distribuição das ações. Já a Gaia Audiências Inteligentes permite facilidade na transcrição de audiências.
“Com essas soluções, o TJRS reafirma seu compromisso com uma justiça mais acessível, moderna e centrada no cidadão — sempre com responsabilidade ética e supervisão humana”, afirmou Ricardo Torres Hermann, que atuou no Comarca de Novo Hamburgo entre os anos de 1995 e 1997 e coordenada o Comitê de Governança da Segurança da Informação do TJRS.
Benefícios da plataforma Gaia
- Automação de tarefas. A IA pode executar tarefas repetitivas de forma eficiente, liberando tempo para atividades mais estratégicas.
Tomada de decisões aprimorada. Algoritmos analisam grandes volumes de dados e podem agilizar as tomadas de decisão.
Personalização. Sistemas de IA podem adaptar recomendações e experiências com base nas preferências individuais.
Eficiência operacional. A IA é uma grande aliada na otimização de processos, na redução de custos e no aumento da produtividade.
Criatividade e inovação. Ferramentas de IA ajudam na geração de ideias, no desenvolvimento de projetos e na automação de tarefas criativas.