Construção de narrativa aplicada ao meio empresarial em pauta

Por ACI: 05/05/2025

Os métodos e técnicas empregados na construção de um bom storytelling foram temas abordados na palestra "Contação de Histórias - Como Construir uma Narrativa", ministrada por Lorenzo Telles da Silva. Ele foi o convidado especial da reunião mensal do Comitê de Jovens Empreendedores, realizada hoje (05), no Espaço Conexão da ACI.

Formado em cinema, Lorenzo especializou-se em roteiros e narrativa,s e abordou, inicialmente, os principais ingredientes para uma boa história, que são: contexto, conflito, personagens, beats e ganchos. "O conflito não se refere necessariamente a um embate. Trata-se, na verdade, de algo que muda o cenário inicial da história", detalhou. Já os beats são blocos de acontecimentos que são desencadeados pelos fatos apresentados. "Os ganchos são eventos que despertam a curiosidade por algo a ser resolvido ou para instigar quem está acompanhando a narrativa", complementa.

O cineasta lembrou que nas histórias, via de regra, o protagonista é o personagem que mais sofre mudanças ao longo do processo. Segundo membros do comitê, isso se aplica ao mundo dos negócios também, onde se faz necessário estar em constante mudança para ser relevante. "Mudanças significam desafios. E a história mostra que, apesar de difícil, a mudança é positiva, no final", ponderou o especialista. "Importante também não perder de vista o valor da estética, da apresentação em si, que também fazer parte da narrativa", acrescentou.

Por fim, Lorenzo deu dicas para a construção de um bom roteiro, como consumir boas narrativas para inspiração, reservar tempo para devaneios- como momentos para trazer novas perspectivas - e trabalhar o conceito logline, recurso que define o projeto em um ou duas frases, no máximo, além de se valer de mecanismos tradicionais do cinema, como escaleta e roteiro, entre outros.

11º  Encontro de Empreendedorismo

O encontro foi conduzido em sua primeira parte pela VP Marceli Rosa, que participou de modo virtual. Ela atualizou os participantes sobre assuntos do comitê e também sobre os eventos que estão por acontecer em breve. Destaque para o 11º Encontro de Empreendedorismo, que ocorrerá em 17 de junho, no Auditório da ACI. O evento terá um happy hour de lançamento nessa quarta, dia 7 de maio, no Manjericão Toscano. Posteriormente, o comando passou para João Pedro Schneider da Rocha, que coordenou o restante da reunião.

Prêmio Qualidade Vale do Sinos

Integrante do Comitê de Governança e Planejamento, o consultor de empresas Everaldo Cavalheiro participou do início da reunião e convidou os integrantes a inscreverem cases de suas empresas no Prêmio Qualidade Vale do Sinos, promoção da ACI que objetiva reconhecer organizações que estão em busca constante da excelência, por meio da melhoria de seus processos, produtos e serviços. "Queremos reconhecer as melhores práticas de gestão que resultam em solução de problemas", ponderou. Confira detalhes do Prêmio clicando AQUI.

Novos integrantes

A partir dessa reunião do comitê, dois novos membros passam a fazer parte do grupo. São eles Filipe e Vinícius Tondin, CEO & Founder da Ousen - Assessoria de marketing; e Felipe Kasper, da EasyPro Tecnologia em Desenvolvimento de Softwares.

Receba
Novidades