Consed analisa aumentos de impostos, Prato Principal, reuniões em 2021 e outros temas

Por ACI: 14/12/2020

Em sua última reunião de 2020, o Conselho Deliberativo (Consed) da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, comandada pelo presidente Marcelo Lauxen Kehl, analisou nesta segunda-feira, 14, uma série de assuntos que já impactaram ou ainda vão impactar as atividades das empresas em geral.

Um dos temas abordados é a votação do projeto de aumento de impostos do Governo do RS, que deve ir à votação na Assembleia Legislativa nesta ou na próxima semana, ao qual a entidade já manifestou posição contrária. Outro é o Prato Principal On-line que será realizado nesta sexta-feira, com a palestra do Prof. Dr. Cleber Prodanov, reitor da Universidade Feevale, a partir das 12h3min, com o tema Educação, Inovação e as Novas Perspectivas.

A reunião também analisou o adiamento da Couromoda 2021 (da primeira quinzena de janeiro) para o início de março, a realização da Fimec entre os dia 9 e 11 de março, as bandeiras pretas em vigor nas regiões de Bagé e Pelotas no sistema de distanciamento controlado do RS e o calendário de reuniões do Consed em 2021 (com previsão de continuarem sendo on-line ou híbridas nos primeiros meses do ano).

O vice-presidente de Governança e Qualidade informou que os integrantes do comitê da área estão desenvolvendo estudo para transformar o GDE em curso regular EAD na ACI voltado à qualificação de profissionais que atuam em empresas associados. Neste sentido, a entidade analisa as opções de plataformas existentes no mercado para viabilizar a realização do mesmo.

Ao final da reunião, uma nova informação relacionada ao Imposto Sobre Operações Financeiras foi trazida pelo vice-presidente da Regional Estância Velha, Leandro Kolling. Um decreto editado pelo presidente Jair Bolsonaro no último dia 11 reduziu a zero a cobrança do IOF em operações de crédito entre 15 e 31 de dezembro. A taxação havia sido estabelecida há cerca de 15 dias, como forma de compensar a suspensão da conta de luz de consumidores do Amapá, que sofreram com um apagão no estado em novembro.