Vistoria na antiga Central de Resíduos da Lomba Grande

Por ACI: 28/06/2021

No último dia 23, o Ministério Público, representado pelo Dr. Sandro de Souza Ferreira, promotor de justiça da Promotoria de Justiça Especializada de Novo Hamburgo, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Luiz Henrique Rossler (Fepam) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) realizaram uma vistoria na área da antiga Central de Resíduos em Lomba Grande, que se encontra em período de monitoramento pelo órgão ambiental estadual.

Também estiveram presentes representantes de diversas empresas, dos órgãos ambientais, da ACI-NH/CB/EV e da Fundamental.

A administração dos recursos para recuperação da área vem sendo realizada pela ACI-NH/CB/EV e pela Fundamental ao longo dos anos. Os valores são estipulados conforme as exigências da licença ambiental e divididos proporcionalmente entre as empresas envolvidas.

“A Fundamental administra essa área de forma voluntária, para contribuir com a sustentabilidade do local remediado. Ao longo dos anos, temos buscado formas de reduzir custos para as empresas envolvidas, mantendo o local monitorado, seguindo todos os critérios exigidos na licença ambiental”, afirma o presidente da Fundamental, Mário Marchini.

O responsável técnico da área, Roberto Viñas, destaca que os órgãos ambientais do município e do estado, a Fundamental, a ACI e os empresários constaram in loco o cumprimento de todas as condicionantes da licença ambiental em vigor. “Neste sentido, já estamos trabalhando para a renovação da licença, que vence no final de 2021, tendo como objetivo único a recuperação e a preservação ambiental do local”, finaliza.