Dia Mundial do Meio Ambiente

Por ACI: 05/06/2025

Nesta quinta-feira, 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1974, para reforçar a importância do meio ambiente e a necessidade de ações coletivas globais para reverter e solucionar os problemas ambientais do planeta, como o desmatamento e a poluição.

Em sintonia com as boas práticas de preservação do meio ambiente, a ACI instituiu a Fundação Desenvolvimento Ambiental, organização não governamental sem fins lucrativos, em 18 de outubro de 1998, com o objetivo de assessorar e prestar serviços ambientais as empresas.  

A Fundamental surgiu da necessidade do meio empresarial local encontrar alternativas à destinação adequada de seus resíduos industriais. Para isso, um grupo de empresários com comprometimento ambiental apresentou à ACI a proposta de união de forças em ressonância conjunta de conservação ambiental, obtendo desta o suporte necessário para a concretização da ideia. Nascia, assim, a Fundamental, que é o elo entre a necessidade empresarial e o meio ambiente, através de alternativas economicamente viáveis.

Estrutura física

A disposição de resíduos industriais é uma preocupação das empresas, que atribuem grande importância ao seu gerenciamento. Partindo deste pressuposto e atendendo essa necessidade da comunidade empresarial de Novo Hamburgo e região, foi viabilizada, através de parceria entre a iniciativa privada, o Poder Público municipal, a ACI e a Fundamental, a construção de uma Central de Resíduos Industriais modelo no gerenciamento de resíduos sólidos perigosos e não perigosos, gerados principalmente pelo setor coureiro-calçadista.

Desta união de esforços, entrou em operação, em 27 de dezembro de 2002, a Central de Resíduos Perigosos Industriais da Fundamental, localizada no bairro Roselândia, em Novo Hamburgo, que conta com uma estrutura para atender a necessidade industrial do município e região, devidamente licenciados perante aos órgãos competentes. O local, além de resíduos das empresas associadas, também recebe a visita de agentes de fiscalização ambiental em formação, alunos de escolas técnicas e universitários. Mas, por se tratar de uma área restrita com agentes contaminantes, restringe ao máximo o fluxo de pessoas.

 

Receba
Novidades