Visita ao Museu Nacional do Calçado marca retomada das reuniões itinerantes

Por ACI: 15/04/2023

O Museu Nacional do Calçado, em Novo Hamburgo, sediou a reunião mensal do Comitê da Indústria da ACI, na última sexta-feira, 14, coordenada pelo vice-presidente Frederico Wirth. O grupo foi recepcionado pelo diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Feevale, Luis Henrique Rauber, pela diretora do MNC, Ida Helena Thön, e pela auxiliar Bruna Espíndula.

Criado há 25 anos, o MNC reúne em seu acervo 20 mil peças que retratam a história da indústria calçadista do Vale do Sinos e recebe, entre outros visitantes, alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, bem como acadêmicos da própria universidade. “É muito importante para nós recebê-los para conhecer o museu e manter viva a história da principal atividade econômica do Vale do Sinos”, disse Ida, que entregou aos participantes exemplares dos livros Memória do Setor Coureiro-Calçadista: Pioneiros e Empreendedores do Vale do Sinos e Aos Seus Pés, que relatam a história do calçado na região.

O evento mensal marcou a retomada das reuniões itinerantes em 2023 e contou com a presença do empresário César Ramos, diretor da BMP Proar, que volta a integrar o comitê. A pauta deu destaque a temas que impactam as atividades da indústria regional, como a localização do pedágio da RS-239, em Campo Bom, que ocasiona problemas logísticos e de segurança. Os integrantes do Comitê da Indústria e a diretoria da ACI são favoráveis à imediata mudança de local da praça de pedágio, reivindicada pela região desde os anos 2000. A busca de uma solução para o problema é uma das ações estratégicas do comitê para este ano, assim como a realização de um curso de extensão voltado à formação de soldadores na Fundação Liberato, cujas tratativas estão avançadas.

Durante a reunião, o integrante Mauro Slomp convidou a todos para o Dinner Talking de abril, no próximo dia 19, que terá duas palestras sobre internacionalização, e Marcelo Sperb e Antônio Bianchi relataram as experiências de suas empresas (Wirklich e Pollibox Adesivos, respectivamente) no mercado texano, após a participação na Missão Empresarial Promovida pela ACI e pela Câmara Texana de Comércio no Brasil, em 2022.

Receba
Novidades