Gustavo Dal Pizzol, da Fiber, prega abordagem disruptiva nos negócios
Empreendedores e profissionais da indústria estiveram em grande número no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACI) no final da tarde da última quarta-feira (28) para o evento "Histórias que Inspiram, Soluções que Inovam", promovido pelo Comitê da Indústria da entidade. A atividade foi realizada em alusão ao Dia da Indústria, celebrado nacionalmente em 25 de maio, e reuniu dezenas de lideranças do setor para um final de tarde e início de noite recheado de reflexão e inspiração sobre os desafios do mercado atual.
A abertura do evento foi conduzida por César Ramos, vice-presidente da Indústria na ACI, que destacou a presença expressiva do público, mesmo na véspera de um feriado regional. Em seu pronunciamento, Ramos homenageou Roberto Simonsen, patrono da indústria brasileira, relembrando uma de suas frases marcantes: “Otimismo é esperar o melhor. Confiança é saber lidar com o pior.”
Um dos pontos altos da programação foi a palestra de Gustavo Dal Pizzol, fundador da Fiber, designer de produtos e especialista em inovação estratégica. Com o tema "O Caminho para Liderar Mercados Disputados", Dal Pizzol defendeu uma postura disruptiva na gestão de negócios, abordando temas como posicionamento de mercado, marketing de conversão, inovação e competitividade.
“É preciso ter coragem para mudar e ressignificar conceitos”, afirmou o palestrante. Para ele, a harmonia entre filosofia, espiritualidade e consciência empresarial é essencial para liderar com propósito e originalidade.
Segundo Dal Pizzol, cada empreendedor deve descobrir sua própria verdade e transformar isso em diferencial competitivo. “No meu caso, eu optei pela diferenciação e pela inovação. A Fiber não vende roupas, vende inteligência aplicada ao corpo”, explicou.
Durante sua fala, ele também elencou os pilares que considera indispensáveis para se destacar em mercados saturados: tecnologia, inovação, design, sustentabilidade, saúde wellness e integração com a natureza. Para isso, defendeu uma postura ousada e investigativa: “É preciso focar onde não estão focando, olhar para onde ninguém está olhando e trazer inquietude ao negócio.”
Ao propor um marketing disruptivo, Dal Pizzol ressaltou a importância de uma estratégia 360 graus, que envolva todos os aspectos da empresa, incluindo canais alternativos de comunicação e vendas. “Ser o pioneiro em alguma coisa é mais difícil, mas também mais gratificante”, concluiu.
A Fiber é uma marca de artigos esportivos com tecnologia embarcada e design diferenciado, que contempla artigos como vestuário, calçados, mochilas e bags, meias e acessórios diversos.
A programação contou ainda com a participação de Jairo M. Korndoerfer, gerente comercial da Artecola, que compartilhou os principais aprendizados da empresa ao longo de seus 77 anos, com destaque para cases de inovação e estratégias de posicionamento de mercado. A qualificada moderação do evento ficou por conta de Vanessa Schmidt, diretora da Máquinas Erps e integrante do Comitê da Indústria da ACI.
Quem foi Roberto Simonsen
Engenheiro, industrial, político e intelectual, Roberto Simonsen é reconhecido como o patrono da indústria brasileira. Teve papel decisivo na modernização do setor no século XX, sendo um dos fundadores do CIESP e da FIESP. Atuou ativamente na criação do SENAI, em 1942, e foi um dos principais articuladores do SESI. Também exerceu mandatos como deputado e senador, defendendo políticas de desenvolvimento econômico e industrial. Além de sua trajetória política e empresarial, foi membro da Academia Brasileira de Letras, contribuindo para o pensamento econômico e histórico do Brasil.