Vereadores participam de reunião on-line do Comitê Regional de Estância Velha

Por ACI: 27/04/2021

O presidente da Câmara de Vereadores, João Gabriel Dilkin, e o vereador Jacob Immig participaram da reunião on-line do Comitê Regional de Estância Velha nesta terça-feira, 27, para apresentação de realizações do legislativo nos primeiros quatro meses de 2021. A reunião foi coordenada pelo vice-presidente Leandro Kolling.

Dilkin, de 20 anos, destacou o excelente relacionamento com o executivo municipal e o foco inicial na análise de leis municipais para identificar as que devem ser mantidas e as que não fazem mais sentido. Também anunciou a devolução, em maio, ao executivo, de R$ 300 mil referentes a sobras do orçamento de 2020, recursos que serão aplicados na finalização do ginásio de esportes da Escola Municipal Presidente Kennedy, na aquisição de dois ônibus escolares e no asfaltamento de parte da Rua Portugal, no Bairro Rincão.

Destacou a extinção recente da Declaração Anual de Atividades (DAI), elogiada pelas empresas locais, e a votação, nas próximas semanas, de projetos importantes como a Lei de Liberdade Econômica, que objetiva aumentar a competitividade do município, a Lei de Adoção de Áreas Verdes e Canteiros por parte de empresas e da lei que cria de um selo de identificação para os produtos da agricultura familiar do município.

O vereador Jacob Immig, que preside a comissão especial de fiscalização, informou que está em andamento um estudo para tornar transparentes todos os gastos do executivo municipal no combate à Covid-19. As informações detalhadas (recursos recebidos e investidos) serão disponibilizadas em breve no Portal da Transparência. Também destacou o diálogo com a administração municipal e a comunidade em busca de soluções para problemas e necessidades.

Educação

A indefinição sobre a volta das aulas presenciais em escolas públicas (municipais e estaduais) e privadas também foi tema da reunião. O diretor do Instituto Ivoti, Everton Augustin, destacou os efeitos negativos das aulas on-line sobre o processo de aprendizagem de crianças e a formação deficiente de jovens que não estão tendo aulas. Mauri Helbing, diretor do Colégio Luterano Arthur Konrath, sugeriu aos representantes do legislativo municipal que invistam em projetos de educação que possam gerar resultados positivos a médio e longo prazo e aproximar os alunos das escolas públicas dos das escolas privadas em termos de formação.

O associado Romar Petry classificou como positiva a receptividade dos atuais vereadores às reivindicações da ACI e da CDL. “Em outras legislaturas, não éramos ouvidos. Nesta, felizmente, estamos podendo apresentar nossas sugestões, como o repasse das sobras do duodécimo às áreas de educação e saúde”, disse. Elogios neste sentido também foram feitos pelo vice-presidente Leandro Kolling e por Adriana Lemmertz, para quem a extinção da Declaração Anual de Informações (DAI) é um exemplo de como a desburocratização beneficia as empresas.

Evetec, GGIM e Comtur

Ismael Kaiser, representante da ACI no comitê gestor do Parque Industrial e Tecnológico Engenheiro José Portella Nunes (Evetec), informou que a próxima reunião será no dia 11 de maio e analisará, entre outros temas, a destinação dos lotes não ocupados. Já o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), reunido em 14 de abril, elegeu o secretário municipal de segurança, José Dresch, como presidente. O representante da ACI no Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Eusébio Luís Griebeler, disse que o Festival de Kerb on-line, realizado entre os dias 16 e 24 de abril, contou com uma série de atrações para a comunidade.