Open innovation é tema de reunião mensal

Por ACI: 01/12/2022

Em mais uma etapa do projeto de divulgação da inovação aberta (open innovation, em inglês) nos comitês temáticos e regionais da ACI, o vice-presidente de inovação e tecnologia, Robinson Klein, participou nesta quarta-feira, 30, da reunião mensal do Comitê Regional de Estância Velha, coordenada pelo vice-presidente Leandro Kollling.

Especialista no assunto, Klein disse que a inovação é o motor de pujança de qualquer empresa ou região. “Inovar é fazer algo diferente e desenvolver algo que outros não têm e, assim, definir o mercado e estabelecer o preço que se quer”, afirmou.

Inovação envolve riscos (estudos indicam que apenas 2% da população aceitam corrê-los) e ninguém inova sozinho. Por isso, a tônica, agora, é inovar em conjunto, até mesmo entre empresas concorrentes, e unir recursos humanos e financeiros para desenvolver soluções para problemas comuns.

Conforme Klein, se não há riscos, não é inovação. Só não há riscos quando se sabe os resultados e, neste caso, alguém já o fez. Inovação não significa necessariamente criar um novo produto. Pode-se utilizar tecnologias existentes para desenvolver um novo processo, um novo método ou uma nova forma de comercialização.  

As startups, na avaliação do também CEO da CIGAM, são mais propensas à inovação devido ao perfil de seus gestores e também ao baixo risco que correm, diferentemente das empresas tradicionais, que têm estruturas maiores e aversão a riscos. A inovação também tem a ver com a cultura da empresa, que deve ter isso estabelecido em seu propósito e reservar uma verba para investimentos em inovação.

ACI Open Innovation

O vice-presidente de inovação e tecnologia destacou o grupo de investimentos em startups criado pela ACI em outubro e aberto a empresários interessados em investir em startups que desenvolvam soluções problemas comuns do Vale do Sinos. Um dos objetivos é recuperar o traço inovador do DNA da região, que a levou a conquistas importantes, mas foi perdido em décadas recentes.

O grupo de investimentos é gerido pela Ventiur Aceleradora, que, em dez anos de atividades, avaliou 7 mil startusp, investiu em 72 delas e é umas das referências no segmento em nível nacional, com mais de R$ 30 milhões investidos.

Outros assuntos

A reunião mensal do Comitê de Estância Velha também destacou a publicação do relatório do Estância 360 (diagnóstico dos problemas e oportunidades do município), o lançamento do edital que prevê a extensão da Avenida Europa, o que vai possibilitar a criação de nove novos lotes no distrito industrial Evetec, a preocupação de entidades da área de ensino em relação à formação de professores em instituições de ensino superior e o início do 2º Natal Família, no próximo dia 02.

Receba
Novidades