Reunião debate papel do conselheiro de administração, gestão com propósito e saúde mental

Por ACI: 25/01/2023

O Comitê de Serviços da ACI, iniciou nesta quarta-feira, 25, as atividades em 2023. Sob a coordenação do vice-presidente Daniel Antônio de Campos, a reunião mensal ocorreu no Espaço Conexão ACI e teve a presença das convidadas Thaís Alles, vice-presidente regional de Dois Irmãos, e Elaine Campos, sócia da Campal Serviços Contábeis, de Novo Hamburgo.

Elaine relatou aos integrantes a participação em curso de formação de conselheiros de administração promovido pela ACI e pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) em Novo Hamburgo, em 2022. “Tivemos a oportunidade de confirmar conceitos em que já acreditávamos e adquirir novos conhecimentos que nos permitem ver a atividade de conselheiro de maneira diferente”, afirmou.

A convidada disse que a governança corporativa qualifica as empresas e faz com que haja uma sociedade melhor. Também destacou as novas oportunidades de atuação que se abrem aos conselheiros em empresas públicas e privadas e que estes devem buscar conduzir as organizações tanto no presente quanto no futuro, antevendo riscos econômicos, ambientais e sociais que possam comprometer as suas atividades.

Elaine enfatizou a importância do bom relacionamento entre os integrantes do conselho de administração e de se evitar conflitos de interesses para o bem da companhia. Acrescentou que o processo sucessório deve receber cada vez mais atenção por parte das organizações empresariais e ser realizado com transparência e equidade.

Gestão com propósito

A integrante Rosane Machado disse que o caso recente envolvendo uma grande empresa varejista brasileiira evidencia a importância de uma gestão baseada em propósito e que tenha o cliente ao centro de todas as atividades. A empresa, segundo ela, é exemplo 'do que não fazer', ao passo que outra, a Sicredi Pioneira, cuja evolução do modelo de gestão foi apresentada em recente evento na ACI, é exemplo a ser seguido.

Alinhamento da equipe

O gestor comercial da Soul Renováveis, Marcelo Santejano, explicou que a governança corporativa proporciona, entre outros benefícios, um regramento para a empresa seguir e tomar decisões. Salientou a importância do planejamento estratégico e do alinhamento de todos os integrantes da equipe. “As expectativas dos sócios e dos colaboradores precisam estar alinhadas para que o mercado perceba todos os diferenciais que ela oferece e opte pelos seus produtos ou serviços”, definiu.

Saúde mental

A preocupação com a saúde mental dos colaboradores das empresas na atualidade também foi destacada por integrantes do comitê. Foram citados exemplo de organizações que desenvolvem ações coordenadas para assegurar o bem-estar da equipe, como a Killing Tintas e Adesivos, que disponibiliza, por exemplo, espaço de acolhimento e sessões de quiropraxia. Outras empresas também mantêm convênios com profissionais e clínicas especializados em programas de saúde mental. Outras, ainda, oferecem ginástica laboral e até mesmo reconfiguração as estações de trabalho para fazer com que os colaboradores tenham bem-estar e possam desenvolver as suas funções com conforto e produtividade.