'Planejamento é transformador', afirma consultora e empresária

Por ACI: 02/05/2022

A professor universitária, consultora e diretora da Roma Business Consulting, Rosane Machado, foi a palestrante da reunião mensal do Comitê de Serviços da ACI no último dia 27, coordenada por Cristine Foernges. Rosane apresentou sua trajetória profissional, iniciada em 2000 e que a levou a posições de destaque em grandes empresas do Vale do Sinos.

Em 2010, deu início à Roma Consultoria, que é atualmente uma empresa com foco em gestão formada por três negócios complementares: Connect, Consulting e College. Juntos, eles totalizam 40 colaboradores ou, como ela os define – especialistas em gestão econômica e financeiras de empresas de todos os portes e segmentos. Uma nova marca deve ser acrescentada às atuais em 2023. Trata-se de uma startup de consultoria digital especializada em fluxo de caixa.

Em sua apersentação, Rosane enfatizou que gestão é essencial para todas as empresas, independentemente de porte e segmento, e disse que a Roma Business Consulting desenvolveu um método próprio de gestão, baseado na análise do nível de maturidade das empresas atendidas. O método identifica a etapa em que o cliente se encontra e qual quer atingir, entre cinco possíveis, e analisa como são tomadas as decisões, os dados e processos e o foco das ações, ente outros aspectos essenciais.

“Uma necessidade comum a todas as empresas é a melhoria da performance”, afirmou. Mas como fazer isso? A empresária e consultora destacou a importância de se estabelecer uma direção clara e dar atenção a três tripés: Planejamento e construção de objetivos estratégicos; execução de planos de ações e ferramentas gerenciais e controle de plano orçamentário, metas e indicadores.

“A palavra-chave é planejamento, que é transformador e faz a empresa gastar do jeito certo”, enfatiza. No dia a dia, é comum o gestor estar tão ‘acelerado’ que não consegue perceber o que está fazendo. O planejamento permite alterar esta realidade. Deve-se planejar para ter tempo de fazer todas as tarefas necessárias e – como diz Rosane – tirar a venda dos olhos para construir um caminho mais assertivo. “Planejamento nos move para o lado certo e traz segurança”, acrescenta.

Rosane citou uma frase conhecida no meio empresarial, segundo a qual aquilo ‘que não se mede não se gerencia’. Por isso, ela sugere medir, analisar, avaliar e, principalmente, planejar e concretizar os planos da empresa. A palestra disse ser fundamental estabelecer metas e objetivos claros, mas alertou para um erro comum, que é atribuir conceitos iguais a ambos. Objetivo é uma descrição qualitativa daquilo que se deseja atingir, enquanto meta descreve como vai se medir o progresso rumo ao atingimento do objetivo.

Outras ações indicadas

No dia a dia da empresa, deve-se também alinhar, realinhar e alinhar novamente as ações tantas vezes quantas forem necessárias. E também controlar e corrigir desvios de planos, utilizar poucos indicadores, mas que façam sentido, implantar um comitê de gestão, considerando fatores como lucro, caixa, dívidas e investimentos, entre outros, e utilizar boas ferramentas de gestão.

“É preciso governança e gestão para desenvolver um novo momento para a empresa”, explicou Rosane. Isso implica em organizar os procedimentos de decisão, ter clareza nas informações, viver o propósito, implementar um comitê de gestão e, se necessário, contratar os serviços de uma consultoria especializada.

O começo, conforme a palestrante, pode ser pelo controle do dinheiro com o uso do fluxo de caixa, para o qual existem diversas ferramentas disponíveis. A organização e o controle financeiro permitem mais clareza na análise do desempenho e certificar-se da saúde financeira da empresa. “Amadorismo não tem mais espaço nas empresas. Ou você faz bem ou ficará fora do jogo”, concluiu Rosane.

Receba
Novidades