Plano Diretor de Novo Hamburgo em debate
Técnicos da prefeitura, representantes de entidades empresariais e lideranças da comunidade reuniram-se nesta terça-feira, 28, no Auditório do Parque Floresta Imperial, para apresentação e debate do novo Plano Diretor Urbanístico Ambiental de Novo Hamburgo.
Entre as principais propostas, estão o índice construtivo 2 para toda a cidade, que pode chegar a 2,5 e 3 se forem atendidos critérios de sustentabilidade ou por outorga onerosa do executivo municipal, a desobrigação de vagas de estacionamento em edificações e a ampliação de seis para dez hectares da área para condomínios residenciais.
Na última segunda-feira, 27, o tema foi objeto de debate durante a reunião mensal do Comitê de Infraestrutura da ACI, coordenada pelo vice-presidente Maicon Schaab. No encontro mensal, também foi feita a apresentação do projeto Casa e Construção 2026, por Leonardo da Conceição, gestor de projetos do Sebrae RS.
Parceria entre Sebrae e ACI, o projeto propõe a formação de um grupo composto por 15 a 30 pequenas empresas (com faturamento até R$ 4,8 milhões ao ano) dos setores de construção, imobiliário, arquitetos, designers e engenheiros com o objetivo de aperfeiçoar a gestão comercial, produtiva e financeira das participantes.
Com início previsto para fevereiro de 2026 e orçamento de R$ 700 mil, a iniciativa visa entregar informações estratégicas e ferramentas de gestão que auxiliem os empresários na tomada de decisões mais assertivas e no aumento da competitividade de seus negócios. Por meio do aperfeiçoamento de controles, processos e indicadores de desempenho, as empresas participantes poderão elevar seu nível de maturidade em gestão e resultados.
Benefícios às empresas
Serão selecionadas até 30 empresas de um mesmo setor/cadeia e formados grupos, em que informações, boas práticas e trocas de conhecimento são compartilhadas. As empresas terão a oportunidade de participar de visitas técnicas, consultorias e mentorias com profissionais de referência no mercado e imersões em feiras regionais e nacionais, para estimular a melhoria dos processos, a inovação e os ganhos de faturamento.
Outros assuntos
Na reunião mensal, o Comitê de Infraestrutura também debateu a construção da RS-010, a realização de um evento próprio em outubro de 2026, a tramitação na Procuradoria-Geral do Município do projeto que permite o acesso de imobiliárias e corretores de imóveis ao Cadastro Digital de Novo Hamburgo e a resposta da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura (DINIT) ao pedido de informações enviado pela ACI sobre as obras na BR-116, no trecho do Vale do Sinos.