Audiência pública para revisão do Plano Diretor deve ocorrer em janeiro de 2026

Por ACI: 25/11/2025

Deve ocorrer em janeiro a audiência pública para definir a proposta final da atualização do Plano Diretor Urbanístico Ambiental de Novo Hamburgo que será apresentada pela administração municipal à câmara de vereadores, possivelmente em março.

Na reunião mensal do Comitê de Infraestrutura da ACI nesta segunda-feira, 24, o vice-presidente Maicon Schaab relatou aos participantes os principais pontos com boas perspectivas de aprovação, como o índice construtivo 2,5 para toda a cidade, que pode chegar a 3 se forem atendidos critérios de sustentabilidade ou por outorga onerosa do executivo municipal, a desobrigação de vagas de estacionamento em edificações e a ampliação de seis para dez hectares da área para condomínios residenciais.

Por outro lado, conforme Schaab, ainda estão em discussão propostas como a ampliação da área da Zona Industrial Sul, próximo ao Aeroclube e à Avenida dos Municípios, que enfrenta a resistência de entidades ambientais, e o tamanho de condomínios residenciais cuja aprovação não necessitará de análise especial (até 12 hectares, pela proposta atual).

Concessão de rodovias

O vice-presidente de Infraestrutura também destacou a reunião da Regional Metropolitana, Vale do Sinos e Vale do Caí, na ACI, no último dia 18, para analisar a proposta de concessão de rodovias apresentada pelo governo do estado. As ACIs participantes consideram importante a inclusão da construção da RS-010 no projeto, mas defendem a revisão da tarifa proposta e a cobrança de pedágio na RS-118, não prevista. Também solicitaram novos dados estatísticos à Secretaria dos Transportes do RS. Nesta terça-feira, 25, a Feevale sediará, a partir das 15h30min, a audiência pública para apresentação do projeto à comunidade do Vale do Sinos.

Calendário 2026

Na reunião, também foram apresentados o calendário de reuniões para 2026 e a data reservada ao evento que o Comitê de Infraestrutura promoverá: 01 de outubro. O perfil e os palestrantes serão definidos nas próximas reuniões. Também foi informado que a Procuradora Geral do Município está finalizando o decreto que autoriza o acesso de imobiliárias e corretores ao Cadastro Digital de Imóveis de Novo Hamburgo.

Receba
Novidades