Plano de negócios bem-elaborado é essencial para empresas atuarem com sucesso nos Estados Unidos

Por ACI: 01/06/2022

As empresas que pretendem atuar no Estado do Texas, nos Estados Unidos, devem ter um plano de negócios bem-elaborado, negociar benefícios com o governo local, conhecer o mercado e disponibilizar um canal de comunicação com os consumidores.

Estas e outras dicas foram dadas pelos palestrantes do Dinner Talking, nesta segunda-feira, 30, evento em que participantes da Missão Empresarial ao Texas, realizada em março pela Câmara Texana de Comércio no Brasil, em parceria com a ACI, compartilharam experiências e informações com associados, dirigentes de outras empresas e prefeitos da região.

Uma das empresas participantes, a Wirklich, da Campo Bom, está em processo avançado para o fornecimento de produtos para o setor ferroviário dos Estados Unidos, como revelou o diretor Marcelo Sperb.

Na abertura do evento, o presidente da ACI, Diogo Leuck, agradeceu aos patrocinadores, Sicredi Pioneira e Universidade Feevale (apoio máster), destacou que a internacionalização é um pilares da atual gestão da entidade e disse que o Dinner Talking terá outras edições nos próximos meses, para que outros participantes da missão empresarial possam apresentar suas experiências. “O objetivo é apresentar caminhos que possam seguidos pelas empresas associadas e também por outras interessadas em atuar no mercado norte-americano”, explicou.

Leuck relatou as atividades diárias nas quatro cidades visitadas: Houston, Austin, San Antonio e Dallas. O roteiro incluiu visitas ao porto e ao Consulado do Brasil em Houston, reunião com a equipe de desenvolvimento econômico do Governo do Texas, em Austin, reunião com professores da Universidade do Texas em Austin, visita ao Porto de San Antonio, visita ao Brooks, participação em seminário de investimentos, reunião com autoridades do departamento de Desenvolvimento Econômico do município de Dallas e reunião com o escritório em Miami da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

“Um dos principais aprendizados da missão são as bem-sucedidas parcerias público-privadas para operação de projetos na área de infraestrutura, como o Porto de Houston, referência em eficiência logística e que dispõe de uma equipe especializada para auxiliar as empresas em questões de importação e exportação”, afirma o presidente da ACI. Conforme ele, o Consulado do Brasil em Houston possui um setor de promoção comercial, turismo e feiras e outro que apoia o desenvolvimento e o fluxo de tecnologias para o Brasil. Além disso, o Governo do Texas apoia empresas que queiram instalar-se em seu território. “Há oportunidades de negócios em todas as áreas, inclusive em serviços”, acrescentou.

A Universidade do Texas em Austin mantém um programa de Língua portuguesa que forma profissionais com conhecimento idioma e da cultura brasileira. “A Língua Portuguesa é estratégica para os Estados Unidos. Porém, é preciso conhecer, observar e respeitar as diferenças culturais”, destacou Leuck. 

O Porto de San Antonio, por sua vez, também operado em parceria pelo poder público e pela iniciativa privada, é destaque na área de inovação, congregando 90 empresas e cerca de 15 mil trabalhadores. Outro local visitado, o Brooks é uma smart city que reúne três universidades e 3,5 mil trabalhadores em sedes de grandes empresas de tecnologia, como Amazon Distribuiton Center e Nissei Plastics Industrial.

Consultoria internacional a empresas

A segunda palestra do evento foi com a consultora de negócios internacionais Angelica Klansek, que reside em Dallas há 27 anos e há 20 desenvolve negócios internacionais e expansão de mercado no Brasil, no México, nos Estados Unidos e na China. Entre os segmentos já atendidos por ela estão os de pedras ornamentais, construção e ferroviário. 

Angelica destacou o grande potencial de consumo da região metropolitana de Dallas e Fort Worth, que são, respectivamente, a 9ª e a 12ª segunda maior cidade dos Estados Unidos e, juntas, têm PIB de US$ 523,9 bilhões. “O Aeroporto Internacional de Dallas tem voos para 194 destinos domésticos e 66 países, inclusive um voo direto para São Paulo, o que agiliza o deslocamento de profissionais e envio de mercadorias, inclusive para distribuição a outros países”, afirmou.

A consultora é parceira do Programa Experimental de MBA da Texas Cristian University (TCU) com a empresa de consultoria Neeley & Associados, com 16 anos de história e mais de 160 projetos entregues a clientes. O programa é considerado um dos 50 melhores MBAs dos Estados Unidos e envolve áreas como melhoria operacional e de processos, estudos de produtividade e eficiência, estratégias de negócios, finanças e marketing.

Angélica, através da empresa AK Vendas & Serviços, presta consultoria internacional à Wirklich, de Campo Bom, que está na etapa final do processo que visa a exportação de produtos para o setor ferroviário dos Estados Unidos.

Wirklich deve iniciar negócios em breve

A Wirklich, de Campo Bom, é a participante da Missão Empresarial ao Texas que está estágio mais avançado para o início das operações comerciais no Texas. A empresa, especialista em soluções criativas e eficientes para substituir a aplicação de materiais, como o metal e a borracha, pelo plástico, identificou a oportunidade em julho de 2021, durante o Brazil Texas Round-up! Fazendo negócios com os Estados Unidos a partir do Texas, realizado em Gramado.

Na etapa seguinte, associou-se à Câmara Texana de comércio no Brasil e começou a preparar um plano de negócios, denominado de Wirklich USA, para estar preparada e munida de informações. Em março de 2022, integrou a Missão Empresrial ao Texas, em que pode identificar várias novas oportunidades, entre elas a realização de um acordo com a Texas Cristian University (TCU) e a sua Neeley School of Business.

A empresa contratou, então, a AK Vendas & Serviços com os objetivos de ter um mentora americana local, facilitar os processos junto à TCU e auxiliar no trabalho de mercado local e no projeto piloto. “Ajustamos o acordo e fizemos a assinatura do NDA (Non Disvclosure Agreement) para a realização do plano de negócio, bem como o início dos trabalhos no mês de maio”, afirmou o diretor Marcelo Sperb.

A execução dessa etapa será finalizada em agosto e diz respeito ao fornecimento de produtos para o setor ferroviário dos Estados Unidos, onde a malha é de 300 mil km (no Brasil, por exemplo, são 29 mil km, nem todos ativos). “Foi tudo muito rápido. Um ano após a nossa participação no evento em Gramado, já vamos ter resultados muito expressivos”, concluiu Marcelo Sperb.

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