South Summit Brazil promove desenvolvimento do ecossistema de inovação na América Latina

Por ACI: 25/04/2024

Mais do que um evento, o South Summit Brazil é uma estratégia de desenvolvimento do ecossistema de inovação e o principal ponto de encontro entre fundos de investimentos, startups e empresas da América Latina. É assim que o CEO Thiago Ribeiro definiu o evento durante palestra no Prato Principal da ACI nesta quarta-feira, 24, no Centro de Eventos do Swan Novo Hamburgo.

A reunião-almoço mensal foi aberta pelo presidente Robinson Oscar Klein, que destacou o propósito da gestão atual de impulsionar a cultura de inovação na região. Em sua manifestação, Klein também informou que a entidade busca parceiros para a formação de um grupo de inovação aberta, cujo objetivo é captar recursos para o desenvolvimento de soluções para demandas do mercado, e as ações recentes em prol dos associados. Destacou a atuação contra o aumento da alíquota de ICMS, o apoio ao Consepro-NH para melhoria da segurança pública e do ambiente de negócios no município e a promoção do Jantar da Cidadania, em conjunto com Fundação Semear, CDL-NH e Universidade Feevale, para celebrar os 20 anos do projeto Vencer, no dia 20 de junho, na Sociedade Ginástica.

Originário da Espanha, onde ocorre há dez anos em Madrid e lidera a maior rede global de negócios e empreendedorismo em inovação, o South Summit chegou ao Rio Grande do Sul em 2022, a partir de um movimento de todo o ecossistema de inovação, tendo à frente o governo do estado e a empresa 4All. “Foi um esforço conjunto de governo, universidades, startups e investidores com visão global de negócios”, destacou Thiago. Em eventos como o South Summit Brazil, startups buscam visibilidade, investimento e novos negócios, empresas almejam investimento e novas soluções e fundos buscam oportunidades para investir e conexão com outros investidores.

“Porto Alegre abraçou o South Summit Brazil”, disse Thiago. Conforme ele, a edição mais recente, realizada na primeira quinzena de março, recebeu 23,5 mil visitantes, que tiveram a oportunidade de assistir a mais de 500 palestras e conhecer as soluções desenvolvidas por 3 mil startups, originárias de 80 países. Além destes, interessados de todo o mundo o acompanharam de forma on-line. “As maiores lideranças do ecossistema latino-americano e global estiveram conectados em nossa plataforma nos três dias”, enfatizou o CEO.

Nesta edição, também estiveram presentes 137 fundos de investimentos, 37 dos quais internacionais, e mais de 900 investidores que aportam recursos em projetos de inovação. “São US$ 213 bilhões sob gestão dos fundos presentes, dos quais US$ 25 bilhões são para investimentos na América Latina”, explicou.

Ações sociais

As 3 mil startups presentes participaram de uma competição. 50 foram finalistas e cinco delas foram vencedoras nas categorias mais escalável, mais sustentável, melhor equipe e global winner. A cada edição, o evento de inovação realizado na capital gaúcha reúne cerca de 200 partners e desenvolve ações sociais. Este ano, foram realizadas 12 atividades, que impactaram 2 mil pessoas.

A quarta edição do South Summit Brazil ocorrerá de 9 a 11 de abril de 2025, no Cais Embarcadero, em Porto Alegre.

Patrocínio máster: Sicredi Pioneira

Patrocínio: Domínio TributárioConexo LogisticsCigam Software CorporativoExatus Contabilidade e Estrelatur

Apoio máster: Universidade Feevale e Sebrae RS

Apoio: Unimed Vale do Sinos e Swan Hoteis