Liderança como protagonista na gestão das empresas
A liderança é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer organização. Em um ambiente empresarial cada vez mais desafiador, contar com líderes atuantes, engajados e conectados com seus times faz toda a diferença. Mais do que delegar tarefas, liderar significa inspirar, orientar e criar um ambiente em que as pessoas se sintam motivadas a contribuir.
Uma liderança emocionalmente inteligente é capaz de avaliar situações de maneira equilibrada, considerando tanto as perspectivas lógicas e estratégicas (razão) quanto os sentimentos e motivações da equipe (emoção). É capaz de se conectar genuinamente com as pessoas, compreender suas necessidades e, ao mesmo tempo, tomar decisões com clareza e propósito. Essa combinação fortalece a confiança e encoraja os times a assumirem responsabilidades e desafios.
No dia a dia das empresas, percebemos como a presença da liderança como protagonista impacta diretamente nos resultados. Empresas com líderes participativos, éticos e envolvidos tendem a apresentar times mais motivados, melhoria na comunicação interna e maior capacidade de adaptação. Pequenas melhorias, quando estimuladas pela liderança, podem transformar toda a operação. Uma ação simples, repetida e acompanhada ao longo do tempo, gera resultados significativos. Ao multiplicar o impacto de cada avanço mensal, percebemos como a liderança direciona a evolução contínua e fortalece a cultura de desenvolvimento.
Outro ponto essencial é o papel da liderança atuando como protagonista na comunicação da estratégia para o time, através de ferramentas, como o Balanced Scorecard. A experiência tem demonstrado que as condições mais importante para o sucesso são o senso de propriedade e o envolvimento ativo da equipe executiva. A implementação da estratégia através do mapa disseminado, requer atenção e foco contínuo nas iniciativas e na execução, se as pessoas no topo não atuarem como lideres vibrantes no processo, as mudanças não ocorrerão, perdendo-se a oportunidade de desempenhos extraordinários.
As empresas que adotam a liderança como protagonista na gestão usam o Balanced Scorecard em três processos diferentes para o alinhamento do time:
- Comunicação e educação. O time deve conhecer e compreender os objetivos estratégicos a fim de que contribuam para sua implementação e execução.
- Desenvolvimento de objetivos pessoais e de equipes. O time deve compreender a maneira como são capazes de influenciar a implementação bem-sucedida da estratégia, os líderes devem ajudar seus times a estabelecer metas individuais e de equipe, compatíveis com o êxito estratégico planejado. É possível adaptar os planos de desenvolvimento pessoal – PDI a execução destes objetivos.
- Sistemas de incentivos e recompensas. O time deve compreender que o “recibo de pagamento equilibrado” representam a conexão entre desempenho organizacional e recompensas individuais.
Liderar significa inspirar e mover pessoas. É conectar o objetivo organizacional ao potencial individual, promovendo um ambiente em que cada membro do time possa crescer e contribuir.
Rose Goetz
Diretora da Solluções Gestão Inteligente