Liberdade de imprensa

Por ACI: 09/06/2023

No dia 7 de junho, se comemora no Brasil o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, data em que se relembra um manifesto emitido por jornalistas, no ano de 1977, com o propósito de denunciar a censura em nosso país, tema muito caro à cidadania.

A ACI, entidade defensora do empreendedorismo, da liberdade, da propriedade privada e, por consequência, do Estado Democrático de Direito, não pode se furtar de manifestar-se sobre esta importante passagem, afinal, se defendemos a liberdade no seu mais amplo espectro da vida em sociedade, necessitamos de instrumentos que nos possibilitem o exercício desta liberdade.

Neste sentido, uma imprensa livre, sem amarras e, acima de tudo, sem vieses ideológicos é de suma importância para o exercício pleno da cidadania, pois possibilita às pessoas uma melhor tomada de decisão, não só no âmbito social, mas também negocial.

No momento em que nos encontramos, ainda sentindo os reflexos de uma eleição polarizada que fraturou o seio social brasileiro, é necessário reeditar a motivação dos 3 mil jornalistas que assinaram o manifesto em 1977 e vigiar para que nossas liberdades sejam asseguradas nos termos da Constituição Federal.

Entendemos, portanto, que iniciativas que busquem calar, cercear ou limitar o trabalho dos meios de imprensa, promovendo controle sobre seu conteúdo, não são a melhor maneira de proporcionar uma participação mais consciente da população e, neste sentido, a ACI não aceitará retrocessos. Imprensa livre é indispensável ao exercício da cidadania!

Assim, que façamos uma reflexão sobre o papel da imprensa e discutamos com maior afinco a liberdade que precisamos para que nosso país se desenvolva.

Diogo Leuck

Presidente

Receba
Novidades