Kurotel, o irmão mais velho

Por ACI: 20/05/2019
Rochele Silveira: “Fomos em busca de outros exemplos familiares”

Acesse o vídeo realizado com a integrante do Comitê, Helena Schmidt https://youtu.be/WkYF8EW_Q7Y

OS DESAFIOS DE GOVERNANÇA DA EMPRESA FAMILIAR

A partir de uma ação proposta pelo Comitê de Governança Corporativa da ACI, a Revista O Empresário realiza uma série de entrevistas com profissionais de vários segmentos, integrantes de corporações familiares. O objetivo, segundo o vice-presidente da pasta, Miguel Vieira, está em incentivar a adoção de boas práticas para as demais empresas, independente do porte, ensinando erros e acertos que possam servir de inspiração. Os entrevistados, nesta edição, representam a segunda geração de famílias que buscam perpetuar seus negócios.

Ela nasceu em uma família empreendedora, estudou Hotelaria na Universidade de Caxias do Sul e fez especialização em Salzburgo, na Áustria. Formou-se em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e cursou Marketing em Berkeley, na Califórnia (EUA). Os pais, recém-formados, sonhavam com a medicina preventiva. E foram à luta. Criaram o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, em Gramado. Rochele Silveira tem mais três irmãs, uma delas também presente na empresa familiar.

Inaugurado em 1982, o método Kur, utilizado com os clientes, é focado no equilíbrio emocional, na hidroteraria, na fitoterapia, na atividade física e na alimentação balanceada. Hoje sócia-diretora do Kurotel e diretora da Kur Cosméticos e Bem-Estar, Rochele é embaixadora no Brasil do Global Wellness Day (Dia Mundial do Bem-Estar) e conselheira do Mente Viva Org. Com uma trajetória de 37 anos, agregando programas de acordo com a chegada de novos clientes e novas necessidades, a empresa conta com profissionais capacitados e trata o seu consumidor como um integrante da família.

Por resultar numa relação muito próxima entre família e negócios, em 2011 houve a decisão da implantação da Governança Familiar. E eles foram em busca de outros exemplos familiares, onde pudessem receber o oferecer a troca de situações peculiares. "Também procuramos profissionais que nos fornecessem informações práticas de gestão e de como deveríamos de fato agir", conta ela. Assim nasceu o Conselho Consultivo, o de Família, o de Administração, e de Sócios, além da gestão executiva.

"Criamos um estatuto do Conselho de Família, que foi assinado em 2012, e também um Código de Ética e o nosso Brasão", lembra Rochele. A família já está na terceira geração e, embora ainda pequenos, já são integrados aos afazeres da empresa. "Anualmente, realizamos o Seminário Raízes, ocasião em que todos se reúnem num final de semana, as crianças interagem no Kurotel e, entre várias atividades, ficam cientes sobre o que seus pais e avós trabalham. É enriquecedor este evento", explica.

Se utilizando da mensagem dos pais, os fundadores, Rochele reforça que "nossa vida é a história das nossas escolhas e suas consequências". "E esta relação de amor que temos com nosso negócio (brincamos que o Kurotel é o nosso irmão mais velho), veio de nossos pais e todas nós tivemos a liberdade de escolher o caminho a seguir, embora todas sejamos sócias", ressaltou ela, ao afirmar que a melhor decisão que tiveram foi buscar alinhamentos sobre a governança corporativa. “Tentamos caminhar sozinhos, após a implantação. Mas vimos que precisamos constantemente de um profissional que nos oriente. E assim temos feito. O resultado é excelente”, complementa.

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Em 20/05/2019

Receba
Novidades