Importância da cultura organizacional para inovação é debatida pelo Comitê de Serviços

Por ACI: 30/08/2022

A vice-presidente de Governança e Sustentabilidade, Maria Cristina Bohnenberger, foi a convidada da reunião mensal do Comitê de Serviços da ACI nesta segunda-feira, 29, coordenada pelo vice-presidente Daniel Antônio de Campos.

Em sua apresentação, Maria Cristina destacou a importância da cultura organizacional para a inovação nas empresas. “É pela cultura que tudo começa”, disse a também professora da Feevale, acrescentado que cultura é tudo o que o grupo aprende ao resolver problemas, que é validado e ensinado aos novos membros e, assim, passa a pensar, perceber e sentir.

A cultura organizacional possui níveis, como os pressupostos básicos, invisíveis e inconscientes, que são o seu coração; os valores, que são em maior nível e conscientes e constituem regras formais e informais, e os artefatos visíveis, que – como o nome indica -  são visíveis e de fácil interpretação e constituem manifestações físicas e comportamentos verbais.

“Pode-se gerenciar a cultura organizacional”, explicou a palestrante, que enfatizou, no entanto, que não há certo ou errado, mas ela precisa ser fundamentada em relações de honestidade, discurso coerente e uniformidade de ação.

De acordo com Maria Cristina, constrói-se a cultura organizacional na fundação da empresa ou na entrada de novos membros, por isso a governança corporativa é essencial para a gestão dos valores diferentes das gerações e também para a inovação.

A inovação pode ser incremental ou radical, e os elementos da cultura organizacional devem favorecê-la. Comunicação transparente, incentivo, motivação, autonomia, liberdade, empoderamento, liderança, equipe, controle, mensuração e propensão ao risco, entre outros, são fatores importantes para o seu sucesso. “Inovação só pode existir a partir do momento em que há uma cultura organizacional para recebê-la”, finalizou Maria Cristina.

Outros assuntos

A reunião mensal também analisou outros assuntos, como a visita à Arezzo, em Campo Bom, no último dia 19, quando os participantes puderam conhecer as áreas de controladoria, contabilidade e financeira da empresa.

Também foram destacadas atividades de integrantes do comitê, como o ciclo de palestras Conexões que Mudam Vidas, organizado por Júnior Ramos, diretor da NRamos Mudanças, a participação de Maicon Schaab, representando a ACI, no processo de revisão do Plano Diretor de Novo Hamburgo, a participação de Daniel de Campos em evento sobre o Piseg no Conselho Regional de Contadores e o curso de atendimento ao cliente que Cristine Foernges realizará no dia 14 de setembro, na ACI. O diretor Leandro Villela Cezimbra informou sobre a homenagem que a Assembleia Legislativa fará ao ex-presidente da ACI Ernani Reuter no dia 06 de setembro.