IA ajuda a calibrar operações de marketing das empresas, diz professor da Unisinos
A inteligência artificial é uma tecnologia aliada de empresas e marcas para calibrar as operações de marketing, impactar os clientes e gerar recorrência, entre outros benefícios. O Prof. Dr. Rodrigo da Rosa Righi, professor e pesquisador da Unisinos e palestrante do evento Marketing & Vendas que a ACI realizou nesta terça-feira, 30, enfatiza que a IA permite saber o histórico de produtos, o comportamento do cliente, otimizar o processo de compra e a gestão de estoque, melhorar a experiência do usuário, oferecer atendimento omnichannel, automatizar tarefas, prever demanda, personalizar o atendimento e exibir preços e promoções pelo Whats, informações importantes para a tomada de decisões nos negócios.
O evento foi conduzido pelo presidente da ACI, Robinson Klein, que destacou o propósito da atual gestão de impulsionar a cultura de inovação na região e diversas soluções disponibilizadas pela entidade aos associados e seus colaboradores, como planos de saúde, microcrédito e descontos de até 60% em instituições de ensino. “Para fazer diferente e inovar, a educação é prioridade”, disse.
Na palestra Novo Marketing Digital: Revisitando o Papel de Inteligência Artificial e Tecnologias Habilitadoras, Righi – que é pós-Dr. em Internet das Coisas (IoT) - enfatizou que a estatística é uma tecnologia emergente altamente recomendável para as empresas e um dos muitos papeis que a IA pode desempenhar no varejo, por exemplo, é viabilizar a precificação dinâmica e a prevenção de fraudes.
“A precificação dinâmica é uma estratégia comercial que utiliza a Inteligência Artificial no varejo para ajustar os preços de produtos ou serviços em tempo real, conforme fatores como demanda, oferta, concorrência e até mesmo condições de mercado. Sendo assim, essa abordagem permite que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças e maximizem seus lucros de forma eficiente. Com a aplicação da Inteligência Artificial, as empresas podem analisar grandes volumes de dados e identificar padrões e tendências em tempo real”, explicou.
Em sua palestra, Righi também enfatizou a aplicabilidade da IA para análise da navegação em web sites, uso de chatbots, emprego da visão computacional, uso do ChatGPT no âmbito de marketing digital e o papel das tecnologias IoT, realidade aumentada, processamento de linguagem natural, cloud e edge computing, serverless computing, bibliotecas e linguagens de programação.
Sugestões
Respondendo a perguntas dos participantes, Righi sugeriu a quem pretende utilizar as tecnologias habilitadoras em seu negócio começar pela RFiD (identificação por radiofrequência), em que etiquetas equipadas com chips são colocadas em produtos e, assim, são capazes de identificá-los, rastreá-los e registrar dados. Evitam que o consumidor saia da loja sem pagar por um produto, por exemplo. Outras indicações do palestrante são a Data Science (uso de estatística) e suporte cloud computing (computação em nuvem) para a gestão de negócios. Para quem quer atrair clientes à loja, o professor enfatiza que o preço ainda é fator importante. Por isso, um, dois ou três produtos devem ter preço especial que desperte interesse. Para gerar comodidade aos consumidores, Righi sugeriu disponibilizar serviços através de app e, para engajá-los, disse ser indispensável deixar claras as ações da marca em benefício do planeta.
Patrocínio: Nettcom Tecnologia e Grafdil