“Se sua empresa não está crescendo, ela está morrendo”, diz palestrante do Prato Principal

Por ACI: 26/09/2025

O empresário Eduardo Cansi, CEO da Apta Resinas e fundador da Mentoria Reborn, foi provocador em sua palestra no Prato Principal da ACI nesta quinta-feira, 25. “Se sua empresa não está crescendo, ela está morrendo”, disse aos cerca de 160 participantes. Em tom de alerta, destacou que crescer é uma espécie de lei natural do mercado e empresa que não cresce tem sua participação abocanhada por outras que crescem.

Na tradicional reunião-almoço mensal comandada pelo presidente da ACI, Robinson Klein, Cansi - ex-vice-presidente de gestão estratégica na gestão 2022-2023 - destacou as fases e os fundamentos da sua bem-sucedida jornada empresarial, iniciada em 2002, ao associar-se a uma pequena empresa que deu origem à Apta Resinas. Naquele ano, o faturamento foi de R$ 1 milhão. Em 2025, deve chegar a R$ 1 bilhão este ano.  

“Os principais fatores são técnica de negociação, isto é, domínio do papel de empresário no mercado, e autoconhecimento, que me permitem expandir os limites internos, mas também são importantes a ambiência, que gera conexões intencionais para o crescimento, e o renascimento, que é a chave para bilhões de faturamento”, explicou.

A Apta é uma empresa especializada no desenvolvimento de aplicações e comercialização de resinas termoplásticas de engenharia e poliolefinas e utiliza um modelo de gestão simbolizado por uma acrópole. A base é a cultura de alta performance e o topo é um modelo de negócios escalável, sustentado por pilares como processos eficientes e eficazes, gestão de talentos humanos, agressividade comercial, excelência operacional e austeridade financeira. 

“A base tem que ser sólida para não corroer o negócio”, enfatizou. Cansi disse que a responsabilidade de gerenciar é da liderança, que deve cuidar de cada variável e dispor de informações essenciais para a tomada de decisões. Conforme o palestrante, o modelo de negócios da Apta não tem teto (limite) para poder crescer exponencialmente e os dados recebem atenção especial. "Temos relatório diário de desempenho dos vendedores e monitoramos o DRE", exemplificou. 

Expansão interna

Mas apenas técnica e dados não são suficientes para o sucesso. Empresas devem cuidar da gestão das emoções e do comportamento das suas equipes. “É preciso reconhecer que as pessoas são importantes na prática”, enfatizou Cansi.

Mentoria Reborn

Desde 2022, Eduardo Cansi dedica-se também a uma nova atividade. A Mentoria Reborn foi criada por ele após uma viagem a Israel e o batismo no Rio Jordão. Desde então, compartilha as suas experiências com outros empresários da região. No início, eram cinco mentorados. Hoje, são 11, cujos negócios, conforme Cansi, vêm obtendo faturamento crescente a partir da superação de limites que eles mesmos se impunham.

“São empresários ensinando outros empresários a sair da zona de conforto, destravar limites autoimpostos e abrir as portas do crescimento”, definiu. Através da mentoria, Eduardo Cansi também busca resgatar a pujança do Vale do Sinos. “A região necessita de empresas e empresários fortes que melhorem a vida dos funcionários, das famílias e da comunidade. Progresso é igual felicidade”, concluiu.

Patrocínio máster: Sicredi Pioneira e Doutor Clin

Patrocínio: Cigam Software Corporativo e Unimed Vale do Sinos

Apoio máster:  Universidade Feevale e Sebrae

Apoio: Conexo Logístics e Traduzca

Mídia partner: Expansão, Grupo Sinos, União FM e Record-Guaíba

Acesse aqui as fotos do evento

 

 

Receba
Novidades