Novo Hamburgo recebe Caravana do Futebol Feminino Petrobrás nesta semana
Novo Hamburgo recebe esta semana a Caravana do Futebol Feminino Petrobrás, iniciativa cultural e artística que oferece uma programação diversificada e interativa, promovendo experiências únicas para o público. As atividades ocorrem das 9h às 19h, na Praça do Imigrante (Entre a Avenida Pedro Adams Filho e a Rua Primeiro de Março), até o próximo dia 05 de outubro.
Patrocinada pela Petrobras e incentivada pelo Governo Federal, é um espaço itinerante, montado especialmente para abrigar exposição, cinema ao ar livre, jogos iterativos e apresentações culturais, com foco na valorização do futebol feminino. De junho a dezembro, 24 cidades brasileiras vão receber a caravana, que possui os seguintes atrativos:
Caravana multifuncional
- Exposição de obras interativas e imersivas em um caminhão equipado com instalações artísticas que permitem aos visitantes interagir com obras relacionadas ao futebol feminino na cultura e sociedade.
- Apresentações musicais e cênicas de artistas locais com o objetivo de fortalecer a cultura regional e promover a valorização da diversidade artística nos municípios visitados.
- Cinema ao ar livre em que são exibidos filmes e documentários que abordam o futebol (feminino e masculino), como forma de entretenimento educativo, enriquecendo a experiência cultural do público.
Experiências imersivas e educativas para todos os públicos
- Photo Opportunity – Você com as estrelas: o público escolhe até quatro jogadoras da seleção e cria uma foto personalizada ao lado delas para compartilhar nas redes com a hashtag #caravanadofutebolfeminino.
- Cabine IA – Amiga virtual. a inteligência artificial responde perguntas sobre a história do futebol feminino e das jogadoras brasileiras, empregando uma linguagem acessível e acolhedora.
- Social Snap – mosaico de fotos: o painel vivo exibe, em tempo real, as fotos postadas com a hashtag da campanha, estimulando o engajamento da comunidade.
- Super Pong – jogo colaborativo: uma instalação inspirada nos videogames clássicos e no totó, onde até oito pessoas jogam em um campo virtual utilizando controles físicos.
- Experiência audiovisual – histórias do futebol: vídeos curtos e impactantes sobre momentos marcantes do futebol feminino, exibidos em uma instalação visual envolvente.
Público-alvo
- Meninas da base (6 a 17 anos) – Objetivos são incentivar o sonho de uma carreira no futebol, fortalecer o sentimento de pertencimento e abrir horizontes.
- Pais, mães e responsáveis – Objetivo é mostrar o futebol como caminho legítimo, seguro e profissional para meninas.
- Torcedores e apaixonados por futebol (de todas as idades) – Objetivo é construir uma base de apoio e torcida para o futebol feminino no Brasil, aquecendo o clima para 2027.
- Escolas e educadores – Objetivo é criar ambientes mais abertos ao futebol feminino e integrar o tema no cotidiano escolar.
- Clubes, federações e profissionais do futebol – Objetivo é promover integração, oportunidades e parcerias para o desenvolvimento do futebol feminino de base.
- Patrocinadores e marcas aliadas a causas sociais. Objetivo é atrair investimentos e apoio institucional à causa do futebol feminino, mostrando o potencial de impacto e visibilidade.