Fundão volta à pauta - reacender da esperança

Por ACI: 20/01/2022

Após ser aprovado pelo Congresso Nacional, o conhecido Fundão, que constitui o fundo que serve para sustentar as candidaturas políticas dos partidos para o corrente ano, volta a ser objeto de debates, desta vez na arena do Supremo Tribunal Federal (STF).

O que se espera dos nossos guardiões da Constituição é que não permitam a implementação do aumento do Fundão, sob pena de faltarem recursos para outras áreas, como a saúde e a retomada da economia, tão necessárias ao retorno da dignidade das pessoas.

Ademais, o Presidente da República, com o poder de veto que possui, bem que poderia vetar o aumento do valor, e esta possibilidade reascende a esperança popular no sentido de acabar com este absurdo que é o aumento do fundo eleitoral.

Aumentar o Fundão em um ano que ainda sofre os efeitos da pandemia é um descaso com as pessoas e se espera que o Supremo Tribunal Federal, ou que o próprio Presidente da República, se debruce sobre o tema, verificando a ilegalidade do aumento e a impossibilidade de manter os valores do Fundão.

Assim, voltando o fundo eleitoral à pauta, reacendem-se as esperanças de que o seu escandaloso montante seja reduzido.