Fauston Saraiva destaca papel das entidades representativas em tempos de turbulência

Por ACI: 06/10/2025

O aumento de 50% nas tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros tem atingido fortemente diversos segmentos da economia, entre eles o setor calçadista — um dos pilares do Vale do Sinos. Em meio a esse cenário desafiador, a atuação das entidades representativas ganha ainda mais relevância. É o que reforça o diretor da ACI, Fauston Saraiva.

O empresário foi um dos speakers do Novo Hamburgo Feevale Summit, evento que movimentou o Campus II da Universidade Feevale nos dias 1º e 2 de outubro, reunindo empreendedores, lideranças e representantes do setor produtivo em uma intensa programação de palestras, workshops, rodadas de negócios e exposições de ideias inovadoras. A iniciativa destacou o papel da inovação e do empreendedorismo como motores do desenvolvimento regional, com ênfase no fortalecimento do setor calçadista.

No segundo dia do evento, Fauston participou como debatedor no palco Negócios Conscientes, espaço promovido pela Sicredi Pioneira. O painel abordou desafios e oportunidades da indústria do calçado, apresentando exemplos de iniciativas empresariais, como o projeto The South Base. Também participaram da conversa Daiana Monzon, secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Novo Hamburgo; Marlos Schmidt, conselheiro do The South Base e diretor-presidente interino da Fenac; Roberta Pletsch, diretora da Merkator; e Ernani Polo, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico.

“Superamos, ao longo da história, inúmeras crises — como a pandemia e as enchentes de 2024 —, além de planos econômicos, sempre priorizando a união e a defesa dos interesses do setor empresarial. E, neste momento, não é diferente. Nossa presença em Brasília, na semana retrasada, já gerou benefícios práticos às empresas”, destacou o diretor da ACI (Confira detalhe AQUI). 

Fauston reforçou ainda a importância da mobilização coletiva: “Vamos sair exitosos e vitoriosos desse contexto atual. Conclamamos todos a participarem de entidades e associações, para que tenhamos mais relevância e eficiência nas nossas demandas”, completou.

Sobre o The South Base

O movimento The South Base surgiu em dezembro de 2023, por iniciativa de um grupo de empresários, com o objetivo de alavancar o setor calçadista do Rio Grande do Sul. Teve origem no Programa Líder do Sebrae RS, instituição que contribuiu com ferramentas metodológicas para sua implantação. É formado por pessoas — fabricantes, fornecedores e prestadores de serviços — que doam seu tempo e conhecimento para melhorar o desempenho comercial das fábricas gaúchas e do cluster coureiro-calçadista.

A iniciativa atua em quatro eixos de trabalho: governança; pessoas, processos e produtos; comunicação interna do cluster; e marketing e internacionalização. Seu atual presidente é o empresário Marlos Schmidt.

Para 2025, o planejamento estratégico aponta que os Estados Unidos serão o principal foco de atuação, visando ampliar a produção das fábricas de calçados por meio do aumento das exportações para aquele mercado, no formato private label. Para atingir esses objetivos, foram adotadas ações como a inclusão do The South Base como associado à FDRA, a capacitação de gestores e a participação no FDRA Summit 2025, em Nova Iorque.

Receba
Novidades