Inovação, fidelização e evolução da moda são os pilares da Tecnomoda 2026

Por ACI: 01/12/2025

A Feira Tecnomoda, referência nacional no setor de componentes, materiais e soluções para a indústria da moda, vai realizar a sua próxima edição durante os dias 4 e 5 de fevereiro de 2026, no Alcans Hall, em Ribeirão Preto/SP, reforçando o seu papel como elo entre inovação e produção, em um mercado que se transforma constantemente. A mostra contará contará com expositores da região, entre os quais diversos associados da ACI.

Criada para atender fabricantes de calçados, vestuário, artefatos, móveis, artigos de decoração e o setor de es-tofamento automotivo, a feira nasceu com a missão de antecipar tendências, apresentar novos materiais e inspirar criações que estarão nas vitrines nas próximas estações. "A moda é evolutiva por natureza. Ela exige rapidez, criatividade e adaptação. E a Tecnomoda surgiu para oferecer exatamente isso: um espaço onde a indústria se prepara para o que vem a seguir", explica o diretor Ricardo Michaelsen.

Experiências ao vivo

Entre os destaques da edição de 2026 está o projeto Fantástica Fábrica de Bolsas, que permitirá aos visitantes acompanharem ao vivo o processo completo de produção de bolsas femininas, reforçando a proposta da feira de oferecer experiências interativas e educativas.

"Os visitantes, mais do que simplesmente assistir o processo de desenvolvimento das matérias-primas em bolsas, poderão conversar com os técnicos das empresas participantes e com os profissionais que estarão atuando ao longo da linha de produção para poderem esclarecer dúvidas sobre os processos, materiais ou equipamentos utilizados", destaca o consultor do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Paulo Model, que coordena toda a operacionalidade da fábrica, numa parceria inédita entre o instituto e a feira.

Ao todo, serão montados na feira três modelos de bolsas feitas com materiais reaproveitados. As criações são da Compor Digital, e um dos modelos será produzido com materiais também reutilizados fornecidos pela Ambiente Verde.

Um encontro estratégico para transformar a produção

Com expositores dos seg­mentos de couro, sintéticos, laminados, tecidos, componentes, máquinas, componentes para calçados e tecnologia, a feira se posiciona como ponto de encon­tro decisivo para fabricantes que buscam desenvolver suas próximas coleções com inovação, custo-bene­fício e diferenciação no mercado.

A participação maciça do seg­mento de couros e químicos para couros é outro motivo de orgulho para a feira desde a sua primeira edição. Segundo os organizadores, até o fechamento desta matéria, já estavam confirmados 32 curtumes, com uma importante participação de couros exóticos de peixes e aves­truz, além dos tradicionais como vacum e mestiço, e 10 empresas fornecedoras de produtos quími­cos para o segmento.

Receba
Novidades