Especialistas sugerem diversificação de canais para fortalecer a marca

Por ACI: 15/07/2025

Nem só de internet uma marca consegue sobreviver. Um portfólio diversificado de canais, todos com uma estratégia única e bem alinhada ao propósito, é essencial na consolidação de uma marca num mercado cada vez mais competitivo. Essa foi a principal mensagem transmitida por Luiza Fróes e Monique Montezano, CEO e coordenadora da Alra Marketing, respectivamente, na Confraria Empresarial: Novo Hamburgo, realizada ontem, dia 14, no restaurante do Locanda Hotel, em Novo Hamburgo.

As especialistas deixaram claro, desde o início da apresentação, que não se trata de minimizar a força da internet, mas sim de complementar essa ferramenta com outras modalidades de marketing, potencializando-a. O evento começou com uma provocação da dupla, que perguntou aos presentes qual era a definição de marca que cada um tinha. Surgiram palavras e conceitos como DNA, identidade, valor, posicionamento, essência e reflexo, entre outros. “A marca é tudo isso e muito mais. É o somatório dessas definições. Por isso, precisa estar ancorada em vários pilares, e não depender somente de um único”, afirmou Luiza.

Conforme ela, estudos mostram que uma marca precisa de seis a sete impressões na mente do consumidor para gerar reconhecimento. Da mesma maneira, 81% dos clientes afirmam que só compram de uma empresa após confiar nela, e 64% aderem a marcas com as quais compartilham valores. “Para estar presente na memória, gerar confiança e mostrar seus princípios aos clientes, a marca precisa se fazer presente em vários momentos e em diferentes locais e plataformas”, complementou.

Confiança é um sentimento baseado no relacionamento, detalhou Monique. Por isso, acrescentou, as empresas devem dar atenção especial a cada cliente, fazendo com que ele se sinta único e especial. “Outra pesquisa mostra que marcas que têm consistência em diversos canais de comunicação costumam ter receita 23% superior à dos concorrentes”, completou Luiza.

As profissionais indicam o desenvolvimento de um planejamento detalhado e variado de ações, que contemple diversas modalidades, como mídia off, marketing de guerrilha, marketing de experiência, marketing de relacionamento, marketing de indicação e co-marketing.

Diversidade de ações

O marketing off (mídia offline) inclui todos os canais fora do digital, como TV, rádio, jornais, revistas, outdoors, pontos de venda e brindes personalizados. Esses meios ajudam a reforçar a presença da marca no dia a dia do consumidor, com foco em visibilidade e credibilidade. Já o marketing de guerrilha propõe ações criativas e surpreendentes em ambientes físicos, geralmente no espaço urbano, com o objetivo de gerar impacto e viralização. O marketing de experiência, por sua vez, busca criar momentos memoráveis, sensoriais ou emocionais que aproximem o cliente da marca.

O marketing de relacionamento envolve ações para criar e manter uma relação próxima e contínua com o cliente, visando à fidelização. Ao mesmo tempo, o marketing de indicação transforma os clientes atuais em promotores da marca, recompensando indicações por meio de benefícios ou brindes. Por fim, o co-marketing refere-se à união de marcas para criar campanhas, produtos ou experiências conjuntas, aproveitando públicos complementares e aumentando o alcance.

Na conclusão do encontro, Luiza e Monique orientaram os presentes a ter um orçamento definido para o marketing, plural e adaptado às demandas do cliente. “Para isso, é essencial conhecer profundamente o consumidor”, concluíram.

O evento teve a moderação de Mariza Tessa, assessora psicológica corporativa e integrante do Comitê de Micro e Pequenas Empresas da ACI.

Patrocínio: Sicredi Pioneira

Apoio: Roma BC Simplifica e Vargas e Konrad Sociedade de Advogados

Receba
Novidades