Em carta à Camex, ACI manifesta posição contrária ao aumento da TEC para produtos químicos

Por ACI: 27/03/2024

Aumento de custos para toda a cadeia produtiva que depende dos produtos importados, impacto no preço final de produtos de diversos setores da indústria e redução da competitividade das empresas brasileiras no mercado internacional.

Estes são os argumentos citados pela ACI em carta enviada, nesta segunda-feira, 25, à Secretária Executiva da Câmara de Comércio Exterior do MDIC, em que manifesta contrariedade ao pleito da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) de aumentar a Tarifa Externa Comum (TEC) de 77 produtos. Veja a seguir a íntegra do documento.

Novo Hamburgo, 25 de março de 2024.

Ilma. Sra. Marcela Santos de Carvalho

Secretária Executiva da Câmara de Comércio Exterior do MDIC

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI), entidade centenária que representa um importante polo industrial do Rio Grande do Sul, vem a público manifestar sua contrariedade ao pleito da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) de aumentar a Tarifa Externa Comum (TEC) de 77 produtos.

Embora compreendamos a intenção da Abiquim em defender a indústria nacional, acreditamos que elevar a TEC teria consequências negativas para a economia como um todo:

• Aumento de custos para toda a cadeia produtiva que depende dos produtos importados.
  • Impacto no preço final de produtos de diversos setores da indústria, afetando diretamente o consumidor.
  • Redução da competitividade das empresas brasileiras no mercado internacional. Em um cenário desafiador como o atual, a busca pela competitividade deve ser a principal prioridade.

Acreditamos que a defesa da indústria nacional passa pela inovação, pela eficiência e pela livre concorrência no mercado internacional, e não pelo aumento de tarifas protecionistas.

A ACI-NH/CB/EV/DI defende uma economia aberta e competitiva, que beneficie todos os setores da sociedade. Por isso, nos posicionamos contrariamente ao pedido de aumento da TEC realizado pela ABIQUIM.

Cordialmente,

Robinson Oscar Klein