Dirigentes do Sindimetal participam de reunião na ACI

Por ACI: 04/08/2025

O presidente e o diretor-executivo do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo, Sérgio de Bortoli Galera e Valmir Pizzutti, foram os convidados para a reunião mensal do Comitê da Indústria da ACI, na última sexta-feira, 01, coordenada pelo vice-presidente Cesar Ramos.

As duas entidades empresariais têm associados em comum e atuam para representar e fortalecer as empresas que integram a sua base social.

Após a apresentação da ACI pelo diretor, Fausto Saraiva, Galera disse que o SIndimetal foi criado há 69 anos e atua em 35 municípios das regiões do Vale do Sinos, Vale do Caí e Encosta da Serra, totalizando 910 filiadas e 133 associadas. “São especialmente micro e pequenas empresas que demandam ações da entidade e lhe dão sustentação”, explicou.

Conforme o dirigente, nos últimos anos, o Sindimetal deixou a condição de órgão responsável apenas pela convenção coletiva de quatro categorias econômicas – metalúrgica, elétrica, mecânica e eletrônica – para assumir a defesa dos interesses industriais e formação do capital humano da região de atuação

Associados e filiados têm à disposição, além de estrutura da sede em São Leopoldo, uma série de serviços, tais como as assessoriais especializadas controladoria e contabilidade, jurídica tributária, perícia em cálculos trabalhistas, jurídica previdenciária e segurança e higiene do trabalho.

“Também são oferecidos serviços de mentoria da Universidade Feevale, em que especialistas atendem as empresas para identificar gargalos e apresentar oportunidades de melhorias, com recomendações personalizadas para otimizar processos, e vagas na indústria, que é um auxílio para empresas associadas na divulgação das suas oportunidades de trabalho”, acrescentou Pizzutti.

Ações também integram o planejamento estratégico do Sindimetal, que disponibiliza uma agenda de cursos, palestras, encontros de negócios, missões empresariais, exposições, grupos estratégicos às empresas associadas, além de convênios com Unisinos, IENH, institutos tecnológicos, Feevale Teckpark e Sicredi.

Atratividade para indústrias

Na área social, três projetos se destacam pelo objetivo de aproximar as indústrias da comunidade regional, especialmente através de atividades com alunos de escolas públicas.

Conectando Saberes

O projeto piloto realizado em 2023, em parceria com o Sesi, visava a formação de professores e sua integração com o meio industrial, junto aos alunos de escolas estaduais – anos finais do Ensino Fundamental e iniciais do Ensino Médio. Recentemente, foi incorporado às ações do Sesi RS.

Programa Senai Lab

Articulação para implantação do Programa Senai Lab – Trilhas de aprendizagem para estudantes da rede municipal de educação de São Leopoldo.

#IndústriAberta

Articulação de visitas de alunos e professores das escolas técnicas Frederico Schmidt e Liberato nas empresas associadas.

Receba
Novidades