Comitê Gestor conhece novas funcionalidades do Sistema 3C

Por ACI: 07/02/2024

As novas funcionalidades do 3C – Cadastro do Comércio de Calçados foram apresentadas ao Comitê Gestor do sistema, nesta terça-feira, 06, durante reunião no Espaço Conexão ACI, coordenada por Frederico Wirth e que reuniu representantes das empresas integrantes.

Desenvolvido com exclusividade pela ACI para as indústrias calçadistas brasileiras, a ferramenta potencializa a inteligência comercial e gestão de crédito das empresas que o utilizam mediante associação. A plataforma oferece informações valiosas que contribuem nas decisões estratégicas, voltadas especialmente para as áreas financeira e comercial.

Em 2023, o sistema tornou-se totalmente digital e, desde então, vem sendo apresentado às indústrias calçadistas do Vale do Sinos e do Vale do Paranhana, pela coordenadora Maria Lúcia Chaves de Almeida. Nestas apresentações, as empresas podem sugerir melhorias, que são incorporadas ao 3C.

Uma destas novidades já disponíveis é a consulta webservice, que permite acessar as informações via internet. Uma das próximas é a ampliação do número de licenças para que um usuário da área comercial, por exemplo, possa acessar simultaneamente com outro da área financeira. Também deverão ser feitos ajustes na nomenclatura utilizada para identificar pagamentos adiantados e à vista.

Perspectivas econômicas

Na segunda parte da reunião, o vice-presidente de Economia da ACI, André Momberger, apresentou as perspectivas para economia brasileira em 2024. Destacando motivos pelos quais se pode acreditar no país, Momberger citou o cenário fiscal desafiador, a evolução da reforma tributária, os juros descendentes, a nova matriz de desenvolvimento e a reforma administrativa.

Conforme ele, após crescimento de 3% em 2023, o PIB brasileiro deve alta de 1,5% este ano e 2% em 2025. A taxa Selic, por sua vez, hoje em 11,25%, deve cair para 9% (ou menos) até o final do próximo ano.