‘Cidades Brasileiras 2025’ tem informações atualizadas
O Comitê Gestor do 3C – Cadastro do Comércio de Calçados reuniu-se nesta terça-feira, 11 de fevereiro, para debater inovações na plataforma que permite potencializar a inteligência comercial e a gestão de crédito das empresas associadas. Uma das novidades é a atualização da funcionalidade Cidades Brasileiras, que disponibiliza informações de mercado – como total de habitantes, número de lojas e potencial consumo, entre outras - de todas as cidades brasileiras em 2025. Acesse aqui:
Os dados são essenciais para o planejamento estratégico da área comercial, permitindo uma análise mais precisa do mercado, identificação de oportunidades de expansão e melhor direcionamento das ações comerciais. Além disso, disponibiliza as planilhas dos estados brasileiros, que podem ser utilizadas para aprofundar os estudos de mercado e otimizar a tomada de decisões.
Sob o comando de Vanderson Jaeger, os integrantes também analisaram as dificuldades enfrentadas pelas empresas para realizar a conciliação financeira de operações efetuadas através de marketplaces. As ferramentais disponíveis no mercado não são compatíveis com todos os marketplaces, o que obriga à realização de muitas operações de forma manual pela área financeira das indústrias.
A análise das perspectivas para 2025 também integrou a pauta da reunião. Em algumas empresas, fevereiro registra aumento de pedidos de prorrogação e atrasos nas liquidações por parte dos lojistas, o que causa preocupação. Desta forma, as áreas comercial e financeira estão tendo atenção especial ao histórico de compras e às aprovações de crédito aos clientes.
Para este ano, uma das metas é a ampliação do número de sócios habilitados a utilizar as informações do 3C, que em 2024 registrou 56 mil consultas. A coordenadora do sistema, Maria Lúcia Chaves de Almeida, Cota, solicitou o apoio dos integrantes para indicação de empresas para serem contatadas (para se tornarem sócias) e enfatizou o sigilo das informações que são fornecidas pelas empresas que alimentam o sistema, o baixo custo de utilização e o fato de a solução ser completa, como o layout que facilita o acesso às informações sobre o comportamento de compra dos lojistas de calçados de todo o país.
Curso de moda na Itália
A vice-presidente de Internacionalização, Sheila Bonne, apresentou informações sobre o curso Gestão para Criação & Desenvolvimento de Produtos, que a ACI e a Accademia Costume & Moda vão promover, de 10 a 17 de setembro, com aulas presenciais em Milão, Firenze e Roma, na Itália, com tradução simultânea, totalizando 40h. Trata-se de uma iniciativa pioneira da ACI e voltada à área de design das indústrias calçadistas, motivo pelo qual solicitou aos integrantes a divulgação da mesma nas suas respectivas empresas.